sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Blog começa como hobby e pode virar trabalho

Marcella com a filha, Sophia
Marcella Ruschel Stelle começou blogando por hobby e hoje vislumbra em seu blog um potencial profissional. Por enquanto, concilia o Mon Maternité - Blog sobre maternidade com outras atividades e os cuidados com a pequena Sophia (2 anos e 8 meses).

Mas os sonhos estão aí para serem sonhados e, como defende a própria Marcella, a blogosfera materna tem espaço para todo mundo e demandas sem fim. 


Estar em rede e compartilhar experiências com outras mães parece ser uma das coisas mais positivas de ser mãe no mundo de hoje.

Confira abaixo o depoimento que Marcella mandou para nosso blog. Entre outras questões, ela fala da importância de ser coerente: “Não faço propaganda daquilo que não gosto nem daquilo que não acredito! Não posso, por exemplo, falar da importância de uma alimentação saudável e divulgar salgadinhos cheios de conservantes!”, diz.

Leia a íntegra do depoimento:

Sou Marcella Ruschel Stelle, 24 anos, de Curitiba-PR, casada, mãe, ½ jornalista, futura estudante de psicologia, faz-tudo menos ser dentista num consultório odontológico desde os 13 anos no qual hoje sou sócia. UFA! Mas nem sempre foi assim! Há pouco mais de três anos, eu era apenas a Marcella Ruschel, 20 anos, curitibana, solteira, estudante de Jornalismo, faz-tudo menos ser dentista no consultório da mãe e namorando. Numa quarta-feira de outubro minha vida mudou: eu estava grávida! Não tinha vontade, desejo, sonho ou pretensão de ser mãe. Não naquele momento!

Mas não tinha como fugir. Foi através de uma tira de papel submersa num copinho descartável cheio de xixi que eu vi uma faixa cor de rosa subir tira acima e duas listras surgirem como mágica. Me vi sozinha, sem ter ninguém para desabafar ou mesmo me inspirar. Tudo era tão longe, todos estavam tão longe de mim naquele momento, que me senti sozinha.

Sophia, minha princesa, nasceu em fevereiro de 2009. Em maio do mesmo ano, fui morar com meu namorado (pai da Sophia) e me vi sendo mãe, “esposa”, dona de casa, tudo junto e misturado. Mal sabia cuidar de mim, teria agora que cuidar de uma família. Não foi fácil. Todas as dúvidas, incertezas, medos e tristezas precisaram ser deixadas de lado e aceitar a minha nova vida.

Mas depois de dois anos, as coisas de acalmaram e eu consegui (acho que consegui) entender e conciliar tudo o que a vida de mulher-mãe-esposa-profissional-amiga-filha-irmã necessitam. Foi por isso que em fevereiro de 2011, eu resolvi compartilhar com o mundo a minha história na esperança de ser apoio para alguma menina que estivesse numa situação difícil. Nasceu assim o Mon Maternité (Minha Maternidade em francês).

Minha idéia sempre foi contar através de textos as minhas histórias, e se por algum acaso alguém me achasse nesse mundo virtual, pudesse conhecer e tentar achar uma “saída” para sua dificuldade. No início, achei de seria a única no mundo a ter essa idéia. Que engano!! Logo que criei o Mon Maternité, entrei no SR GOOGLE e escrevi no quadro de busca “Blog Maternidade”. Resultado: váááários; “Blog Mãe”, centenas; “Blog Filhos”, infinitos .... pensei em desistir. Mas minha mãe (patroa, sócia, amiga e incentivadora) falou “Vai em frente, Deus vai te abençoar!” e eu fui!

A cada blog que eu visitava eram tantos seguidores, tantos comentários, tantos selinhos, tantos textos, achei que não haveria lugar para mim. Mas foram surgindo uns comentários, e os seguidores, e os selinhos, e alguns email de elogios... fui ganhando um espaço na “Blogosfera Materna”.

Desejei mais e fui atrás de parcerias com marcas de que gosto, algumas me deram NÃO como resposta mas outras me honram com seu “OK, confiamos em você!”. Me presentearam com produtos e me deram liberdade para fazer o que quisesse: é claro que optei por presentear aqueles que me prestigiam, fazendo sorteios!

Se disser que não desejo chegar ao TOPO, como ter um site, onde as marcas me procurem dispostos a me patrocinar e fazer do meu sonho íntimo e pequeno meu trabalho, estarei mentindo! Mas estou cada dia mais feliz com meu cantinho.

Hoje, pelo prazer que tenho em blogar, me desdobro em mil para conciliar todas as tarefas. No consultório, entre um paciente e outro um na hora do almoço, corro para frente do computador para blogar. Minha patroa que às vezes briga, mas fazer o que? O computador é meu! Em casa, sou mãe e esposa, a dona de casa “funciona” nas horas vagas, ou seja, fica para segundo plano! Minha filha estuda em período integral na escola e o marido (depois de dois anos de mãe/pai, nos tornamos marido e esposa) acabou de passar em Engenharia Elétrica na UTFPR (Universidade Tecnologia Federal do Estado do Paraná), então só estuda!

O blog nasceu como algo totalmente íntimo e pessoal, e hoje vejo nele algo profissional. Não que eu ganhe dinheiro com ele (embora seja um sonho distante), mas me sinto na necessidade de apresentar bons textos, com uma gramática correta e sem omitir, muito menos mentir nada! Não faço propaganda daquilo que não gosto nem daquilo que não acredito! Não posso, por exemplo, falar da importância de uma alimentação saudável e divulgar salgadinhos cheios de conservantes! É claro que publico algumas fotos da família, até porque é uma maneira de mostrar intimidade e uma certa seriedade, mas não vendo a imagem da minha família, principalmente da minha filha em função de promoção e propaganda.

O nicho “maternidade” cresce diariamente. Tudo que é novo, moderno, tecnológico e sustentável, mãe “compra”. Se é para facilitar a vida, melhor ainda. Ganhar dinheiro com maternidade é fácil, mas não se pode errar, um deslize será fatal! Com essa “Blogosfera Materna”, mãe se une e derruba ou constrói muitas coisas. Lembram-se do caso da mãe que foi proibida de amamentar seu bebê numa exposição? O que as mães do mundo virtual fizeram: promoveram “Mamaços Coletivos” em várias cidades brasileiras como “protesto”.

Ser mãe já é ter várias mãos, pernas, braços e neurônios à mil! Se nos conectamos à internet, a velocidade tem que ser banda-larga, com wireless sem fio! Ainda tem espaço para muitas novidades na maternidade, a gente aprende usando! Não pode desistir e tem que estar sempre procurando coisas novas. Seja um sorteio, seja uma promoção ou compartilhando uma nova história!

Gostou do trabalho da Marcella?
Entre em contato com ela!
Marcella Ruschel Stelle

7 comentários:

  1. Adorei Marcella!
    Sempre em frente! Você vai longe!
    Super beijos!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Marcela!!!
    Parabéns pela iniciativa.Não sou mãe ainda, mas confesso que seu texto é inspirador.
    Bjs,
    Vivi

    ResponderExcluir
  3. Amei Marcella!!!!!!!!!!!!!
    Seu texto é realmente inspirados.
    Vc terá, com toda certeza, muitas bençãos e boas surpresas.
    Deus te abençõe.
    Bjão
    DriSOuto

    http://mulheresmaes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ma adorei!!! Vc merece isso e muito mais!!! Te desejo cada vez mais sucesso!

    Beijos
    Débora

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Você é uma mamãe super antenada e por dentro de tudo, por isso está a mil por hora!
    Sou 10 anos mais velha que vc, mas vc está anos luz á minha frente e me inspirou!
    Sucesso!
    Um grande beijo,
    Ane
    mamâe da Malu
    aprendendocomamalu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eeeee... Essa mamãe da Sophia é demais.... Marcella Parabéns... Você merece...

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  7. Eeeeeeee... Parabéns Ma... Amei o post!!
    Muito sucesso para ti!!!
    bjs

    ResponderExcluir