segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Fernanda transformou sua paixão cotidiana por alimentação saudável em receita de sucesso

Fernanda e sua família
Paixão e oportunidade. Para Fernanda Yokoyama, da Capim Luz, a união destes dois ingredientes rendeu uma receita de sucesso. Quando a paixão pela alimentação saudável se uniu à oportunidade de se repensar a partir das maternidades (assim, no plural, por licença poética, porque Fernanda é mãe de quatro filhos!), nasceu a Capim Luz. “Depois do nascimento de cada um dos meus quatro filhos, sei que sou uma mãe melhor, uma pessoa melhor e que se não fosse a maternidade e essa pausa para poder cuidar deles tão de perto e de olhar para dentro de mim, jamais teria descoberto a possibilidade de transformar minha paixão em um negócio”, conta Fernanda.

Ela se refere à oportunidade que a maternidade lhe deu de olhar mais para si mesma e se repensar. “Acredito muito que todo esse tempo que me dediquei para meus filhos, e que parei de trabalhar, foram fundamentais para que o “muito óbvio” se tornasse de fato um trabalho”, diz.

Fernanda conta que sempre ouviu das pessoas que “levava jeito” na cozinha, que devia fazer algo com comida, mas mesmo assim não havia caído a ficha do que era possível ser feito. “Esse tempo voltada para mim, para minha família e minhas crianças fez com que eu pudesse ter um novo olhar sobre mim mesma, enxergando talentos e desenvolvendo habilidades, que dentro de outra rotina, jamais conseguiria perceber ou ter tempo para exercitá-las”, explica.

Para ela, a “maternidade nos traz uma possibilidade imensa de descobrir quem de fato somos, quando não estamos sendo “engolidas” pela rotina massante de um trabalho que nos poda demais, e que não nos permite desenvolver todo nosso potencial criativo”. É este poder criativo que faz tantas mães optarem por empreender. E, me geral, a descoberta se dá a partir de algo que era quase óbvio, que estava ali, saltando aos olhos, mas que faltava uma oportunidade como esta (uma pausa, um olhar para si) para enxergar.

Hoje, Fernanda se dedica aos filhos e à Capim Luz, uma empresa com atuação na área de bem estar e qualidade de vida e que tem por objetivo proporcionar ao seu cliente o início de uma integração corpo, mente e espírito, através de um programa abrangente de ações que visam trazer bem-estar e saúde, de maneira gradativa e individualizada. “Atendemos na casa dos clientes, e meu trabalho é ensinar as cozinheiras e empregadas um jeito mais saudável de preparar as refeições, seguindo os conceitos da culinária natural. Monto cardápio e envio todas as receitas, elaboro a lista de compras e ensino como preparar os pratos”, explica a empreendedora.

Ela conta que seu trabalho é uma paixão que faz parte de sua vida. “Na verdade, descobri que o trabalho que faço hoje para outras famílias é o trabalho que sempre fiz em minha casa. Apesar de ser algo novo para mim como profissão, realizar algo que pratico em meu dia a dia me deixa segura e confiante”, afirma.  

São muitos os desafios e dificuldades. E Fernanda compartilha os seus contando sua história de sucesso em uma entrevista gostosa de ler. Acompanhe abaixo a íntegra do depoimento desta super mãe.


Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
Fernanda: Sempre gostei de cozinhar e não apenas colocar “a mão na massa”, mas estudar sobre o assunto, sempre buscando uma alimentação mais saudável. Venho de uma família que tem tradição na cozinha: avós super cozinheiras e minha mãe, que foi quem me iniciou na cozinha, tem uma capacidade de tornar tudo que faz gostoso demais.
Morei no Maranhão, num pequeno município dos Lençóis Maranhenses por quase seis anos, e lá abrimos uma pequena pousada e acabei assumindo a cozinha por todo este tempo em que estivemos lá.
Foi uma experiência incrível, e um grande aprendizado. Primeiro, porque nunca havia feito da cozinha meu trabalho e segundo porque a variedade de ingredientes em um lugar tão isolado é pequena e se virar com tão pouco foi outro grande desafio. Com o nascimento de cada um dos meus quatro filhos, a dedicação na cozinha e a busca por uma alimentação saudável ficou cada vez mais forte...
Me mudei para SP há quatro anos e com o nascimento da minha terceira filha, resolvi parar de trabalhar e me dedicar por completo à maternidade. Foi a melhor escolha que pude fazer...
Depois da terceira, veio o quarto filho, e trabalhar fora de casa se tornou algo cada vez mais distante e improvável para mim.
Comecei a sentir falta de trabalhar, e também a questão financeira começou a apertar... decidi que era hora de começar a pensar em voltar ao mercado, mas dentro de um esquema bem flexível, porque o mais importante era me manter presente na rotina das crianças.
No ano passado, me juntei com uma amiga, também mãe, e começamos a bolar o que fazer, de maneira que pudéssemos trabalhar e continuar ativas e presentes no dia a dia dos filhos...
A idéia de trabalhar com alimentação natural voltou com força total!
Depois de meses de conversas e planejamentos, nasceu a Capim Luz, uma empresa com atuação na área de bem estar e qualidade de vida e que tem por objetivo proporcionar ao seu cliente o início de uma integração corpo, mente e espírito, através de um programa abrangente de ações que visam trazer bem-estar e saúde, de maneira gradativa e individualizada. Atendemos na casa dos clientes, e meu trabalho é ensinar as cozinheiras e empregadas um jeito mais saudável de preparar as refeições, seguindo os conceitos da culinária natural. Monto cardápio e envio todas as receitas, elaboro a lista de compras e ensino como preparar os pratos.
Inicialmente converso com toda família e faço um ou dois dias de observação para entender a rotina alimentar da casa e feito isso, traçamos nosso plano de ação.
Todos falam suas preferências, expectativas e desejos, discutimos excessos e carências na alimentação da família e listo tudo que tem dispensa e na geladeira da casa para fazermos um “antes e depois”.
Aos poucos, vou fazendo trocas saudáveis, reduzindo consumo de gordura, sal e açúcar, apresento ingredientes novos, priorizo o consumo de alimentos orgânicos e integrais e assim a cozinha da casa vai ganhando novos sabores e ,muito mais qualidade. É saúde para toda a família!
É um trabalho que não toma meu dia todo, procuro sempre fazer as consultorias no período da tarde, e posso assim ficar em casa pela manhã, que é o horário que tenho os quatro em casa, e aproveito o horário de levar meus filhos para escola e de lá já sair para as casas, até o horário de buscá-los.
Tenho dado cursos nos finais de semana, e aí meu marido consegue assumir as funções com a cria toda, e saio tranqüila para trabalhar porque sei que eles estão bem.
Isso fortaleceu bastante meu relacionamento e também a relação dos meus filhos com o pai. Fica bom para mim, bom para as crianças e me sinto realizada tanto profissionalmente e como mãe.
Na verdade, descobri que o trabalho que faço hoje para outras famílias é o trabalho que sempre fiz em minha casa. Apesar de ser algo novo para mim como profissão, realizar algo que pratico em meu dia a dia me deixa segura e confiante.   

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Agora, além da rotina toda de casa e crianças, ainda tenho o trabalho...
Tenho que me desdobrar... normalmente sento no computador, depois que todos dormem, e fico até 1, 2 horas da manhã pesquisando receitas, montando cardápios, respondendo emails...
Me sinto mais cansada, mas realizada!
Ainda não realizei tudo que queria quando resolvi começar este trabalho. No ano que vem quero lançar uma loja virtual com produtos naturais e lançar uma linha de congelados naturais.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
As facilidades, ainda mais no meu caso, pensando na produção de comida e congelados naturais, é poder trabalhar dentro de casa, podendo fazer pausas para um lanche, atender a uma solicitação de um filho, não fazer nada caso alguém esteja doente... mas ao mesmo tempo que isso pode ser um facilitador, também cria algumas dificuldades...fazer com que a criança entenda que mesmo você estando em casa, também está muitas vezes trabalhando...
Para a criança muitas vezes não faz o menor sentido ver você sentada ao computador, enquanto ela quer brincar... essa é uma dificuldade tremenda às vezes...

O que é empreendedorismo materno para você?
É uma possibilidade de seguir com uma profissão, acompanhando de perto o desenvolvimento dos filhos.
É não abrir mão de tomar um café da manhã gostoso com os filhos, de dar um passeio numa manhã de quarta feira, de levar as crianças à escola e dar um beijo gostoso desejando boa aula, é ajudar naquela lição de casa difícil, cuidar de uma machucadinho assim que a criança caiu... fazer um bolo a 4, 6 ou até 8 mãos... observar como o desenho está mais detalhado e com o traço mais firme... brigar para que todo dia escovem os dentes após as refeições e levem o prato para pia...
Coisas que parecem pequenas e sem importância, mas que fazem uma diferença enorme para educação das crianças... e uma satisfação enorme para nosso coração de mãe!

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Porque tem sido muito difícil para a mulher se manter dentro do esquema formal de trabalho, onde as pessoas chegam no trabalho às 8, 9 da manhã e saem às seis ainda para pegar horas de trânsito na ida e na volta do serviço e ainda chegarem cansadas demais em casa para ficar com os filhos.
Sei que muitas mães não tem outra opção, mas acredito que todas tem potencial para desenvolver um trabalho empreendedor, descobrir e apostar em suas habilidades, desenvolver outras e começar seu próprio negócio.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho muito positivo, porque as mulheres vivem um dilema quando acaba a licença maternidade e elas precisam abrir mão dos cuidados do bebê para retornar ao trabalho.
O empreendedorismo materno cria essa possibilidade de aliar as duas coisas, o retorno ao trabalho e a continuidade dos cuidados com os filhos.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
No meu caso, a única solução! Não consigo me ver fazendo outra coisa, de outra maneira tendo quatro filhos para criar.
Consegui encontrar algo que eu adoro fazer, que me dá satisfação profissional e pessoal, consigo ajudar nas contas de casa (que com esse bando de filhos a conta é bem graaaaaande....) e ainda cuidar da prole...

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Ter seu próprio negócio acaba exigindo muito mais... não existe um horário certo de trabalho, salário fixo, e acabamos tendo que desenvolver mil funções ao mesmo tempo.
Disciplina, paciência, paixão (sempre!), dedicação e bom humor.

Gostou do trabalho da Fernanda?
Entre em contato com ela!
Fernanda Yokoyama
(11) 99416751

Nenhum comentário:

Postar um comentário