quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Professora e escritora, Cintia dá uma lição de empreendedorismo materno

Cintia com Ana Clara, Sofia e o marido, Victor
Cintia Buck largou a estabilidade de um bom salário com carteira assinada para viver suas paixões. Os filhos, a família e as letras. Formada em Letras pela USP, ela encontrou nos seus registros maternos uma nova profissão. E assim surgiu “A melhor babá do mundo”. O livro aborda, em forma de conto fictício, o empreendedorismo materno. “É o que eu vislumbro para o futuro da maternidade: uma mulher que encontrará o equilíbrio entre sua incrível capacidade para o trabalho e seus instintos mais básicos de mãe”, afirma.  

Professora e escritora, ela nos deixa uma lição, quando perguntada sobre o lado positivo e o lado negativo de ser mãe empreendedora: “Tudo é bom na vida, basta saber olhar”, diz. “Com essa correria do dia-a-dia, poderia afirmar que me sobram apenas as madrugadas para me concentrar e escrever minhas histórias. Isso poderia ser considerado “ruim”, mas descobri no silêncio da noite o prazer de estar comigo mesma. O silêncio que grita em meus ouvidos os pensamentos e sentimentos dos meus personagens”, completa.

Capa do livro "A melhor
babá do mundo"
Além das dicas, ela deixa um alerta. “Cada caso é um caso, mas gostaria de deixar um lembrete às mães que pensam em empreender e tem medo de deixar seu trabalho já seguro. De quanto realmente precisamos para viver? Quanto se gasta hoje em dia em restaurantes, festas de aniversários infantis, equipamentos eletrônicos, etc? Não seria a hora de reavaliar este exagerado consumismo e olhar com o coração aberto para nossos filhos que clamam por atenção e carinho?”.

Leia estas e outras declarações de Cintia na entrevista que ela concedeu ao nosso blog.

Ficha da empreendedora
Nome: Cintia Buck
Nome e idade do(s) filho(s):Ana Clara, de 5 anos e Sofia de 1 ano e 10 meses
Nome da empresa e/ou atividade: Livro “A melhor babá do mundo – Um conto sobre a Maternidade Pós-Moderna”
E-mail: cintia.buck@yahoo.com.br

Um pouco sobre a trajetória de Cintia

Formada em Letras pela USP, trabalhei por quase uma década em empresas multinacionais da área de Informática. Aos 26 anos já me sentia cansada do ambiente fechado e frio dos escritórios de São Paulo e decidi arriscar. Deixei meu bom salário e a segurança da carteira assinada para ser professora de espanhol autônoma. Hoje sou casada com Victor e mãe de duas filhas, vivo numa pequena cidade do interior e descobri na literatura uma maneira de me realizar profissionalmente sem deixar o essencial de lado: minha vocação para a maternidade.

Entrevista na íntegra

Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Quando começou? Como funciona?
A verdade é que sempre tive facilidade para escrever, mas nunca tinha me dado conta disto. Em 2011, foram aparecendo oportunidades de escrever pequenos textos, como meu relato de parto e notícias sobre alguns eventos que participei com as crianças. Com o apoio e incentivo de meu marido decidi começar um livro que não tinha tempo para acabar. A história foi tomando corpo e em 40 dias terminei de escrever o que para mim foi uma oportunidade de dizer ao mundo minhas ideias sem precisar julgar ninguém. Um livro simples que conta a história de uma mãe dividida entre um emprego muito bem remunerado que não a faz feliz e, por outro lado, estar ao lado de seu filho de 3 anos que já teve 5 babás neste período.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Deixei o conforto do meu trabalho fixo antes mesmo de ser mãe. Eu não era feliz profissionalmente e isto, claro, se refletia na minha vida inteira. Trabalhar das 8h às 18h, com aquelas roupas sociais, aqueles sapatos altos, viver naquele ambiente onde tudo se refere a vendas, dólares, atingir metas, nada disso era para mim. Eu ia tomar um café à tarde e olhava o sol pela janela, encontrava alguma árvore e pensava: “Há vida lá fora! Isso não é a vida que eu quero!”. Deixei este emprego e fui dar aulas particulares. Depois casei, nasceram as meninas e agora como escritora encontrei o equilíbrio entre mãe e profissional e me sinto motivada a seguir meus projetos literários ao lado dessa verdadeira empreitada que é ser mãe.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A flexibilidade de horário pode ser a facilidade e ao mesmo tempo a dificuldade quando se é mãe. Quando tenho que escrever algo, mandar um email importante ou mesmo responder a uma entrevista como esta, preciso de concentração e, de preferência silêncio. Mas o que acontece na prática é que faço tudo ao mesmo tempo, vou anotando as ideias, trocando as fraldas, fazendo o almoço e tudo ao som de muito desenho animado na TV!

Qual o lado bom e o lado ruim?
Tudo é bom na vida, basta saber olhar. Com essa correria do dia-a-dia, poderia afirmar que me sobram apenas as madrugadas para me concentrar e escrever minhas histórias. Isso poderia ser considerado “ruim”, mas descobri no silêncio da noite o prazer de estar comigo mesma. O silêncio que grita em meus ouvidos os pensamentos e sentimentos dos meus personagens. O tempo que antes eu gastava apenas dormindo hoje eu descobri que é possível aproveitá-lo muito mais.

O que é empreendedorismo materno para você?
É a forma que a mulher inteligente está encontrando de colocar sua capacidade intelectual em prática sem deixar seus filhos sob a responsabilidade de terceiros na maior parte do tempo.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Porque sentem que o principal trabalho não é aquele que traz benefícios materiais e efêmeros para dentro de casa e sim aquele que traz uma base sólida de amor e educação aos filhos que ninguém mais faria tão bem como elas.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Extremamente positivo.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Claro, uma mulher que tem como foco estar presente na vida de seus filhos e ao mesmo tempo levar adiante um projeto laboral não tem um minuto sequer a perder. Seus recursos físicos e até emotivos são detalhadamente cuidados para não haver desperdício em nenhuma das áreas da vida. Isto repercute numa atenção constante em seus atos, em suas palavras e em tudo o que gera energia no universo.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Única dica: fazer aquilo que ama. Ser mãe e ao mesmo tempo empreendedora é uma árdua tarefa por si só. O único combustível que vai alimentar esta engrenagem é a paixão pela atividade escolhida, já que o amor pelos filhos será sempre inerente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário