quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Tatiana e os astros ajudam crianças e famílias a se conhecerem melhor

Tatiana e a filha, Isabela
Escrevi aqui no blog muitas histórias de mães que, depois de conhecer, pensava: ela não teve apenas vontade de mudar, “o universo conspirou” e a ajudou. No caso de Tatiana Magalhães, esta máxima se aplica mais do que perfeitamente. Afinal de contas, ela é mãe de Isabela e idealizadora da Astral Kids, especializada em astrologia voltada para bebês e crianças. 

Mais do que uma oportunidade, Tatiana viu na Astrologia uma possibilidade de realização que não encontrava em outros trabalhos. “E o passo mais importante foi deixar pra trás um trabalho em hotelaria que não me fazia feliz e assumir minha paixão pela Astrologia”, recorda.

Sua realização, segundo ela própria, está em “poder entender o que cada criança veio fazer no mundo, e por tabela, ajudar pais e mães a se conhecerem como indivíduos e como família” e também em “dar forma às minhas ideias, muito mais do que ter a segurança e a estabilidade de ter um salário no final do mês”.

Para Tatiana, a maternidade a ajudou com a ousadia necessária para empreender, a disposição imprescindível para persistir e a objetividade, que torna a mães profissionais mais produtivas. “A gente deixa de perder tempo com dúvidas, divagações e questionamentos e faz o que tem que fazer. Isso ajuda muito quem tem um negócio”, diz.

Maternidade e empreendedorismo para Tatiana formam o casamento perfeito. Tanto, que ela tem até dificuldade em enumerar o que seriam os pontos negativos e as dificuldades de empreender sendo mãe. “Creio que o maior obstáculo é a falta de apoio da família ou das pessoas em volta. Mãe precisa contar com pessoas e delegar tarefas. Se não, não dá conta mesmo”, afirma.

Isso tudo, porque, segundo ela, empreendedorismo materno é “literalmente criar um filho para o mundo”. Por isso, ela deixa como dicas três importantíssimas questões:

1. Fazer algo que ame (muito). Não precisa reinventar a roda. Algo que pra você pode ser simples, às vezes é muito útil na vida dos outros.
2. Exercite a sensibilidade de mãe para descobrir como pode ajudar as pessoas ou fazer a vida delas melhor, ou mais bonita, ou mais fácil...
3. A vida louca de mãe só comporta coisas que ela se realize pessoalmente fazendo.

Conheça melhor a história de Tatiana lendo a entrevista dela na íntegra, reproduzida abaixo.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
Tatiana: Durante o próprio processo de me conhecer melhor através da Astrologia, tive o insight de aproximar esse assunto da vida das pessoas, de uma forma muito natural, comprometida e que tivesse uma “pegada” moderna e cotidiana... Mais do que ouvir sobre divagações sobre Plutão na casa tal, e aspectos de Urano com ciclano, queria aprender como isso afetava nossa vida, na prática. E, durante a minha gravidez, em 2006, tive a primeira ideia do que viria ser a Astral Kids.
Assim que minha filha nasceu, por hobby, fiz o mapa dela e achei o máximo poder conhecer minha pequena melhor. Tenho um lema como mãe que é: se eu não puder ajudar, pelo menos não quero atrapalhar! Tenho medo de criar expectativas em relação à minha filha. Quero que ela seja quem ela quiser ser, do jeito que ela for mais feliz - e não do jeito que eu, o pai ou ninguém esperava que ela fosse.
E isso é algo construído todos os dias, nos menores detalhes, nas conversas e nas nossas atitudes. E com isso fui eu atrás de me fazer feliz também. Se eu queria que minha filha fosse feliz e aceitá-la como é, eu precisava dar o exemplo, começando a ser feliz e aceita como sou. E o passo mais importante foi deixar pra trás um trabalho em hotelaria que não me fazia feliz e assumir minha paixão pela Astrologia .
Com isso, uni o útil ao agradável.
Antes de tudo, pensei em como eu despertaria o interesse das pessoas pela Astrologia Infantil. Daí veio a ideia do Astralbook. Na verdade, queria uma maneira de eternizar a interpretação do mapa da criança, de uma maneira que a família e a própria guardassem esse livro como um grande tesouro por toda a vida. O primeiro foi feito para minha filha e meu sobrinho, e agora ele é o produto mais especial e vendido que tenho! Hoje costumo brincar que o Astralbook é um best-seller! O best-seller de cada família e cliente que o encomenda!
Comecei a bolar o site e um ano depois, em novembro de 2009, entramos no ar. O site entrou no ar depois que vi que o Astralbook era um produto viável e especial. Logo depois dele, tive a ideia das Naninhas Astrológicas. Com esses dois produtos em mãos, achei que estava na hora de mostrar a cara.
Nesse meio tempo, a Márcia Mattos (minha professora e parceira) me chamou para escrever com ela o livro que tinha tudo a ver: “O que os Astros dizem sobre seu filho”, da Editora Planeta. Ele foi lançado em janeiro de 2010 e foi o terceiro produto a entrar no site - e aquele que ajudou muito na visibilidade dele também.
E hoje, descobri que assim como eu, a maioria das mães se faz muitas dessas perguntas, e eu tento sempre ajudá-las a encontrar algumas das respostas. Poder entender o que cada criança veio fazer no mundo, e por tabela, ajudar pais e mães a se conhecerem como indivíduos e como família, é o que mais me realiza.
O trabalho da Astral Kids cresceu, e agora em outubro estou lançando meu segundo site, este voltado para o público adulto.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Sou formada em Hotelaria e Gastronomia e sempre tive a pulguinha do empreendedorismo me perseguindo, mas não sabia o que era. Sempre que estava empregada, de carteira assinada, depois de alguns meses de trabalho, caía em depressão - dessas de tomar remédio e tudo. Não sabia qual era o meu problema. Achava que tinha um. Fui atrás de me conhecer, e não recorri só a Astrologia não! Fui fazer um curso essencial pra mim que foi o Empretec - do Sebrae. Nele, eu achei minha turma... nele eu vi como eu poderia trabalhar, e prosperar, sem ter que estar empregada formalmente. Minha realização está em dar forma às minhas ideias, muito mais do que ter a segurança e a estabilidade de ter um salário no final do mês. Não é todo mundo que é assim não!

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Não sei só vejo facilidades ou se as facilidades são tão maiores do que as dificuldades, que as últimas se tornam ínfimas.
Pra mim, as facilidades começam com a sua disposição para o trabalho. Só mãe sabe o que é disposição!
A gente deixa de perder tempo com dúvidas, divagações e questionamentos e faz o que tem que fazer. Isso ajuda muito quem tem um negócio.
Outra é a facilidade com que mãe tem para se conectar com outras mães. O fato de ser empreendedora materna me abriu muitas portas para parcerias e até clientes. Não que ser mãe seja atestado de legitimidade, mas acho que se você tá ali prestando um serviço ou produzindo algo, dá para partir do pressuposto que estamos realmente a fim de fazer isso!
Uma mãe pode até “enganar” por um tempo, mas não sustenta a posição de empreendedora séria se realmente não for comprometida com o que faz.
E agora lembrei do que pode se tornar uma dificuldade - sou feliz, porque este não é o meu caso! Creio que o maior obstáculo é a falta de apoio da família ou das pessoas em volta. Mãe precisa contar com pessoas e delegar tarefas. Senão, não dá conta mesmo.

Qual o lado bom e o lado ruim?
O lado bom é a liberdade. O lado ruim, a tensão em relação ao dinheiro e segurança.

O que é empreendedorismo materno para você?
É literalmente criar um filho para o mundo...

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Pela flexibilidade de horário. A maioria das mães que conheço tem jornadas alternativas, sendo que a madruga é sempre uma delas. [risos]

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Muito positivo, pois permite que a mãe tenha mais autonomia para cuidar da sua vida e da dos filhos.
O lado negativo, acredito que seja pelo fato de que algumas mães, ávidas por trabalho e  filhos, acabam esquecendo de ser mulher... e a gente não pode negar esse lado. Principalmente quem tem marido. Atendo todos os dias pessoas que começam a ter crise no casamento porque encostam o marido em um canto... Precisamos continuar valorizando e apoiando os homens. Eles precisam se sentir homens!!! É simples, mas a gente esquece.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Sim, com certeza!

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Fazer algo que ame (muito). Não precisa reinventar a roda. Algo que pra você pode ser simples, às vezes é muito útil na vida dos outros.
Exercite a sensibilidade de mãe para descobrir como pode ajudar as pessoas ou fazer a vida delas melhor, ou mais bonita, ou mais fácil...
A vida louca de mãe só comporta coisas que ela se realize pessoalmente fazendo.

Gostou do trabalho da Tatiana?
Entre em contato com ela!

Astral Kids:
www.astralkids.net

Site pessoal:
www.tatianamagalhaes.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário