terça-feira, 4 de outubro de 2011

Clube reúne mães e pais blogueiros; à frente da iniciativa, estão duas mães empreendedoras

O site do clube
Carolina Szabadkai e Daniela Correa são mães, escritoras, blogueiras e brasileiras fora de sua pátria.

O fato de terem tantas coisas em comum as uniu. Elas começaram com o site de blogagens coletivas Mães internacionais e há um mês fundaram o Clube das mães e pais blogueiros, um empreendimento que busca reunir pais e mães que, como elas, apostam no potencial da internet para conciliar carreira, lazer e família.

Confira os depoimentos da dupla sobre esta jornada.



Carolina

Eu, uma empreendedora... Quem diria? / Por Carolina 

Sempre sonhei em achar o homem da minha vida e ser mãe. Minha vida profissional nunca esteve em primeiro plano. Fiz faculdade de Publicidade e Propaganda e adorava o que fazia, fazia bem, mas não liguei nem um pouco, nem cheguei a pensar duas vezes pra deixar a carreira pra trás e seguir minha metade até a Hungria, país onde nem posso pensar em trabalhar com comunicação. Que jeito? A língua deles é muito complexa e por mais que eu saiba, escrever ou criar em húngaro é tarefa pra quem nasce aqui.

Vivia eu minha plena vida de mãe, meu sonho realizado, quando meu marido decidiu me convencer de que eu deveria ter um passatempo, algo que eu goste de fazer e que faça por mim. Sempre adorei escrever e decidi recomeçar. Ele, lendo meus textos, me incentivou a tentar escrever um livro. Mas como ser escritora começando aos 32 anos? Li sobre o assunto e um dos conselhos era abrir um blog para ver o que acham de meus textos, para poder aprimorar. Foi o que eu fiz, abri um blog do dia para noite, sem nunca ter blogado antes. Foi uma surpresa ver o quanto gostavam dos meus textos e então comecei a fazer como um trabalho sério. Simplesmente amei ser blogueira e todo esse mundo de blogs, que eu não conhecia de perto.

Depois de uns dois meses de blog, conheci o Mães Internacionais (http://www.maesinternacionais.com/), através de um convite de uma amiga de lá. Mais trabalho, mais escrita, eu estava me realizando... Quem diria, eu achei algo que amo fazer e da pra fazer de casa, sem salário, mas o ponto principal é que eu estava ajudando pessoas, compartilhando sentimentos e ganhando em troca muito mais que salário, eu ganhava carinho e respeito.

Foi então que a Daniela me convidou para fazer um especial Mompreneurs. - O que é isso? - Foi minha primeira pergunta. Iniciante, não sabia nada. Dani me explicou que são mulheres cuja a função principal é ser mãe, mas que trabalham sério empreendendo de casa, na maioria das vezes em Internet. E que idéia maravilhosa!!! Fui me apaixonando por cada história que pesquisava, cada idéia, cada texto que fazia para o especial. Desejei realmente ser uma mãe empreendedora, era a profissão feita pra mim! Depois de todo o especial de Mompreneurs foi despertada uma vontade em várias pessoas dali, inclusive eu e a Dani.

Um belo dia, a Daniela me chamou no skype e fez a proposta de criarmos o Clube das mães e pais blogueiros (http://maesepaisblogueiros.com/), eu aceitei no ato. Acho que sou uma pessoa de muita sorte por poder trabalhar com ela e por ter a oportunidade de participar disso tudo. Desde então, temos trabalhado duro em planejamentos e idéias para podermos deixar o Clube perfeito, para podermos ajudar mais e mais pessoas, para que a satisfação dessas pessoas nos recompense por todo esse trabalho que fazemos de coração.

E é isso, creio que se alguém faz algo de coração e com boas intenções, é natural que se ande para frente e conquiste seu lugar. Espero muito que o Clube continue crescendo e que esse amor que passamos ao nosso trabalho transpareça nele, e então eu sei que teremos sucesso, todos juntos, crescendo.

Desejo um trabalho / Por Daniela

Daniela
Diferentemente da Carol, eu sempre me imaginei uma mulher de negócios. Naquele estilo que vemos nos filmes: uma mulher de salto, com tailleur, caminhando apressada, falando no telefone, anotando na agenda. Na minha mente também me via como mãe e esposa. Teria o tempo para tudo. Essa foi minha imaginação. A realidade veio um pouco diferentemente.

Depois de três anos de casada e recém formada, o destino nos trouxe para Itália. Em 2010 me tornei mãe e isso somado ao fato de não ter um domínio na língua para exercer a profissão, me impossibilitaram de ser uma mulher profissional. Em parte. Minha mente sempre foi muito ativa empreendedoramente falando. Muitas ideias, muitos planos. Foi então que fazendo cursos online e pesquisando, decidi que poderia tentar algo na Internet. Afinal, o que melhor do que a Internet para uma recém mãe expatriada fazer?

Desde 2008 (época que cheguei na Itália) me envolvi com blogs. Comecei com um, fiz outro, depois outros. Cheguei a gerir três blogs e três sites. No final de 2010, com a onda de blogagens coletivas que estava acontecendo, tive a ideia de criar um selo para blogagem coletiva entre mães internacionais, brasileiras que morassem fora do Brasil. A blogagem coletiva acabou crescendo e se transformou num site, ideia da amiga Nívea, hoje uma das também responsáveis pelo site atualmente. E foi ali, gerindo o Mães Internacionais no dia-a-dia e fazendo cursos do Sebrae, como o Aprenda a Empreender e Internet para pequenos negócios, que tive a ideia de criar um Clube voltado para mães e pais blogueiros.

Percebemos que uma grande quantidade de genitores, principalmente, as mães tem interesse em empreender de alguma forma na Internet e que gostariam de poder conciliar alguma atividade remunerada com a criação dos filhos. Foi pensando nisso que fundamos o Clube. Nosso principal objetivo é aprender e ao mesmo tempo ensinar esses pais a fazer de seus blogs ferramentas remuneradas, possibilitando um trabalho ou apenas uma renda extra.

Estaremos completando o primeiro mês de Clube dia 1 de outubro e estamos muito felizes com nosso trabalho. Ainda é um trabalho de apenas investimentos, mas estamos felizes, porque sabemos exatamente qual é o próximo passo.

Diria para quem deseja empreender planejar muito bem antes, colocar tudo no papel, pesquisar bastante, conhecer o assunto que se deseja investir e o mais importante ser apaixonada por isso, sem paixão fica difícil levar adiante!

Um comentário:

  1. Obrigada pela oportunidade de contar essa história, adorei participar!
    Super beijo!

    ResponderExcluir