Fonte: Bolsa de Mulher
Aliar trabalho e tempo para a família tem sido uma das maiores batalhas da mulher moderna. Em busca de mais qualidade de vida e também retorno financeiro, muitas mães têm criado negócios pensando no mercado infantil.
Atualmente, cerca de 65% das mulheres retorna ao mercado de trabalho imediatamente após a licença maternidade. Desse total, 15% se dedica a outras funções e à criação de novas fontes de renda, segundo a especialista em empreendedorismo Fádua Sleiman.
É o caso das criadoras do site de compras coletivas "Pequenos por Menos". Lançada este ano, a página oferece várias ofertas para os pais, de colônias de férias a roupinhas com desconto. A ideia foi das amigas Roberta Coelho, economista, e Patricia Franco, psicopedagoga.
"Estávamos conversando informalmente sobre os sites de compras coletivas, que enchiam nossa caixa de e-mail, mas não tinha ofertas para nossos filhos. Facilitou também o fato de nos completarmos, dividimos as tarefas de acordo com nossas experiências", explica Patrícia.
"Na busca por parceiros, estamos encontrando tantas coisas novas e legais! E como escolhemos tudo com rigor de mãe, curtimos cada oferta como se fosse para os nossos filhos. E é claro que compramos também!", completa Roberta.
O espírito empreendedor das duas, que têm filhos pequenos, ajudou também no ambiente familiar. "Acho que estou mais relaxada. Trabalho perto de casa e até consigo buscar as crianças na escola de vez em quando. Ter o próprio negócio é uma grande responsabilidade, mas certamente minha qualidade de vida melhorou", declarou Roberta.
Com a consquista da independência financeira, as mulheres começaram a pensar mais em como empreender. Fádua afirma que todas passam por dois momentos na vida profissional. No primeiro, conquistam a estabilidade e aproveitam para investir na carreira e em si mesma.
Após a chegada dos filhos, é natural que todas as atenções se voltem para os pequenos. "Todo o dinheiro e trabalho é para ele. Ela passa a maternidade pensando em como garantir renda para dar tudo de melhor para o filho. Quando a criança tem entre 9 meses e 1 ano e meio é que elas executam o novo négócio", explica Fádua.
As "empreendedoras maternas" têm um perfil: são jovens entre 28 e 33 anos, antenadas e interessadas em moda e novidades. "Os négocios criados por mulheres, em sua maioria, estão ligados ao setor de vestuário, cosméticos e artigos para higiene e serviços, além de sites, onde elas podem passar mais tempo em casa", exemplifica a consultora.
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