segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Taise aposta na praticidade de um cadeirão de pano

Taise, empreendedora do Leva & senta

Taise Amaral descobriu sua nova profissão no maior estilo “Eureka!”. Um dia - de volta ao Brasil depois de morar três anos fora e querendo voltar a trabalhar - ela olhou para o seu filho sendo alimentado por seu marido e pensou “Uau! Esse produto é mesmo incrível!!! Que solução fantástica para alimentar o bebê em casa, fora de casa, em qualquer lugar…toda mãe precisa ter um destes na bolsa!”. Na refeição, seu marido usava uma cadeira de pano portátil, que eles haviam adquirido e que a inspirou a fazer o Leva & senta, que produz desde 2009.

Além da facilidade de ser mães e conhecer o produto, para poder melhorá-lo, Taise conhecia bem o perfil do seu público: “mães que gostam de sair com os filhos, ir a cafés, restaurantes, casa de amigos e família, e que são abertas a produtos novos e diferenciados”, diz.

A fórmula deu certo! Mas não sem percalços. “Não consegui realizar tudo que queria por falta de organização e disciplina”, afirma. Ela conta que para ser empreendedora, a mãe precisa de muita disciplina e de pelo menos algumas horas por dia dedicadas ao negócio.

E vale a pena. Para ela, o empreendedorismo materno é uma realidade. “Cada vez mais as mães modernas querem se manter ativas, produtivas, mas sem abrirem mão de estarem ao lado da família”, diz.

Leia a íntegra da história de Taise e do Leva & senta na entrevista que ela concedeu ao nosso blog.

Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
A prática "cadeira de pano", Leva&senta
O Leva & senta é um cadeirão de pano portátil que se transforma em uma bolsinha, que cabe em qualquer bolsa de mãe. Ele pode ser usado na maior parte das cadeiras, e é muito útil para alimentar o bebê fora de casa. Começou a ser produzido em meados de 2009.
A história do leva & senta começa quando morei com meu marido na Holanda por três  anos, aonde tive meu primeiro filho. Um pouco antes de retornar ao Brasil, eu vendi o cadeirão de alimentação do meu filho, e então comprei uma bolsinha de pano que se transformava num cadeirão portátil. Foi este produto que me inspirou a produzir o Leva & senta.
Quando chegamos aqui, meu bebê tinha nove meses, e eu vivia pensando como voltaria ao mercado de trabalho depois de ter ficado três anos fora. Isso, além do desejo de continuar perto do meu filho o máximo de tempo possível. Comecei a pesquisar na Internet, falar com amigos… mas não encontrava uma resposta.
Nosso mercado de trabalho é tão engessado, que não nos dá a opção de trabalharmos menos horas por semana, e eu não queria de jeito nenhum passar o dia todo fora de casa. Um dia, quando ainda não tínhamos comprado um cadeirão tradicional para alimentação para usarmos em casa e usávamos a cadeirinha de pano, olhei para o meu filho sendo alimentado por meu marido sentadinho na cadeira, sustentado pela cadeirinha de pano, e pensei “ uau!!! Esse produto é mesmo incrível!!! Que solução fantástica para alimentar o bebê em casa, fora de casa, em qualquer lugar…toda mãe precisa ter um destes na bolsa!”. Neste momento, começaram as minhas pesquisas: google, Internet, blogs, mil e-mails pra cá, contatos pra lá… Logo mostrei aos amigos e família. Todos gostaram. Então, convidei minha cunhada para ser minha sócia. Na época, ela morava em Barcelona, mas tinha planos de voltar ao Brasil. Ela tinha bebê da idade do meu, sem trabalhar, também buscando uma maneira de conciliar trabalho e família, enfim, estávamos na mesma situação. E foi assim que começamos nosso negócio. Um ano depois desfizemos a sociedade, eu comprei a parte dela e continuei tocando o negócio.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Infelizmente, ainda não consegui realizar o que planejei. Neste meio tempo decidi ter outro filho, com o primeiro ainda pequeno, e as coisas acabaram por ficar mais morosas. Mas pretendo retomar com força total no segundo semestre, quando os dois estarão na escola à tarde, assim terei mais tempo para me dedicar ao Leva & senta.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
No meu caso, como na maioria das mães empreendedoras que eu conheço, eu decidi trabalhar com produto infantil. Eu o conhecia bem, porque o utilizava muito, então sabia que era mesmo útil e prático. Desta maneira, pude identificar o que ser deveria ser melhorado no produto. Além disso, eu conhecia bem o perfil do público-alvo, que são mães que gostam de sair com os filhos, ir a cafés, restaurantes, casa de amigos e família, e que são abertas a produtos novos e diferenciados.

Como dificuldade, posso ressaltar a falta de tempo para dedicação ao negócio, porque um empreendimento exige muita disciplina para o trabalho. As coisas não andam por si só, você tem que sentar e trabalhar algumas horas seguidas para as coisas renderem e acontecerem. Trabalhando em casa, você aproveita aquela horinha que as crianças estão na cama, mas também há dias em que elas decidem não dormir... e aí, tudo fica para outra hora.

Qual o lado bom e o lado ruim?
O lado bom é você poder estar perto dos seus filhos e ao mesmo tempo ter uma atividade que não seja relacionada a eles e à casa. Mas vejo como ruim a frustração de não poder realizar o que me propus, por falta também de organização e disciplina.

O que é empreendedorismo materno para você?
É uma realidade. Cada vez mais as mães modernas querem se manter ativas, produtivas, mas sem abrirem mão de estarem ao lado da família.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Porque elas querem ter mais flexibilidade de horário, para poderem acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos. Em um emprego tradicional, você não pode ficar sem trabalhar uma semana toda porque seu filho está com febre, e nem comparecer a todas as reuniões na escola.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho incrível, superpositivo. Foi o caminho que encontramos para nos realizarmos tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Acredito que sim, mas desde que se tenha muita disciplina, organização e estrutura em volta para te dar o suporte necessário.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Primeiramente, monte o seu esquema diário para que tenha algumas horas livres e de preferência seguidas para se dedicar ao seu empreendimento. Pode ser uma funcionária, escolinha, avós, marido...

Gostou do trabalho da Taise?
Entre em contato com ela!

(19) 8139-0365       
levasenta@gmail.com

2 comentários:

  1. Olá meninas, linda iniciativa e realmente muito pratico.Sucesso!!Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o conceito, e prático também. Ah sim, e lindo.

    ResponderExcluir