terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vale a pena fazer um curso online?

Conteúdo reproduzido do blog Mães de negócios, do Cia das Mães.



o ano acaba de começar e as mães empreendedoras já devem estar a milhão com os projetos para 2012, né?!
vai começar seu novo negócio este ano? quer dar um gás pra fazer sua empresa crescer e prosperar ainda mais? não é empreendedora mas quer dar uma turbinada na carreira?
os cursos online podem ser uma ótima opção para mães, por permitirem flexibilidade de horários e não exigirem a presença física. pontos super a favor pra quem tem um negócio, uma carreira e filhos pra cuidar, né?
mas… será que vale a pena mesmo? qualquer pessoa se adapta a esse formato de ensino? como escolher o melhor curso para seus objetivos?
assim como qualquer curso presencial, antes de fazer a matrícula em um curso online, é preciso se informar bastante: checar a reputação da instituição, procurar a opinião de quem já fez o curso, saber tudo sobre o conteúdo, o formato, a qualidade do corpo docente, as plataformas multimídias utilizadas, o suporte, a forma de atendimento aos alunos…
para alguns tipos de conteúdo, mais práticos, o formato presencial ainda é a melhor opção. mas a grande quantidade de recursos multimídia disponíveis hoje em dia permite novos jeitos de transmitir e absorver aprendizado, e podem enriquecer bastante a experiência do ensino online.
demanda mais disciplina, auto-controle, organização e concentração, mas pode ser também um exercício bem bacana de auto-conhecimento e disciplina, principalmente para novos empreendedores. é uma oportunidade de estabelecer e conhecer seu ritmo, seus limites, lidar com seus próprios prazos, ser seu próprio chefe…
a verdade é que, sendo presencial ou online, os resultados vão depender do interesse e da dedicação de cada pessoa. e, claro, da qualidade do curso.
talvez, uma boa maneira de testar se o formato online funciona pra você, seja escolhendo um curso gratuito e de menor duração. assim, se não der certo, não será um investimento ($) perdido.
ainda há uma certa resistência em relação a este formato de ensino, mas pelo andar da carruagem, é bem possível que, assim como fazer compras online era algo distante da realidade de muita gente há alguns anos e hoje é super comum, estudar pela internet também acabe se tornando natural e corriqueiro dentro de pouco tempo.
vem crescendo muito a quantidade de instituições bacanas (inclusive internacionais) que oferecem cursos online, pagos e gratuitos, dos mais diversos tipos (livres, superiores, de especialização, de pós-graduação etc.) nas mais diversas áreas…
selecionamos alguns e listamos aqui pra você se inspirar:
- o uol acaba de lançar uma seção com mais de 450 cursos e tem promoção de lançamento dando um de graça para quem se cadastrar. algumas opções oferecidas são: fotografia, elaboração e gerenciamento de projetos, assistente administrativo, gestão de equipes, gestão e empreendedorismo, técnicas de vendas.
- a rede de livrarias e editora saraiva, em parceria com a iesde cursos, oferece em seu site um catálogo de cursos bem variados, em 18 áreas de interesse, que vão de letras e pedagogia a contabilidade e gestão de turismo, passando por logística e economia.
gratuitos:
- o jurisway disponibiliza gratuitamente 857 cursos online sobre temas jurídicos e áreas de apoio, como português, inglês e desenvolvimento pessoal. mas os cursos gratuitos não oferecem certificado de conclusão.
- na fgv tem cursos online sobre finanças pessoais, sustentabilidade, direito, gestão, comunicação institucional e metodologia.
- o senai oferece temas transversais nas áreas de educação ambiental, empreendedorismo, legislação trabalhista, propriedade intelectual, segurança do trabalho, tecnologia da informação e comunicação.
- a unicamp tem cursos à distância na área de tecnologia e internet.
- o sebrae tem muitas opções nas áreas de empreendedorismo, varejo, gestão, educação financeira, atendimento ao cliente e qualidade. é legal começar pelo curso apreender a empreender.
- a fundação bradesco oferece cursos nas áreas de informática, ti, comunicação, educação financeira, gestão de projetos e internet.
gringos:
- a stanford university, nos eua, oferece cursos online bem bacanas como o technology entrepreneurshipe o the lean launchpad
neste link tem um top 10 das melhores universidades internacionais que oferecem cursos livres gratuitos online. eles não valem crédito para quem está cursando faculdade, mas são uma oportunidade de assistir aulas com alguns dos melhores professores do mundo. veja algumas opções:
- da austrália, a university of southern queensland fornece acesso online gratuito a diferentes cursos por meio de mais uma iniciativa opencourseware. cursos de cada uma das cinco faculdades estão disponíveis cobrindo uma ampla gama de tópicos, incluindo comunicação, ciência, planejamento de carreira, tecnologia, ensino e criação de multimídia.
- a uc berkeley, na califórnia, uma das melhores universidades públicas dos eua, oferece transmissões ao vivo e “on demand” de muitos dos seus cursos desde 2001. centenas de aulas, atuais e arquivadas, estão disponíveis como podcasts e webcasts. os cursos abrangem assuntos como astronomia, biologia, química, programação de computadores, engenharia, psicologia, estudos jurídicos e de filosofia.
- a open university é a maior instituição acadêmica do reino unido e líder mundial em ensino à distância.é possível ter acesso a mais de 600 cursos livres e materiais de graduação e pós-graduação da universidade. há uma ampla gama de tópicos, incluindo as artes, história, negócios, educação, informática e computação, matemática e estatística, ciência, saúde e tecnologia.
estes de melhorias em gestão são bem importantes para empreendedoras
já estabelecidas:
e aí, animou?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário