quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ângela personaliza e decora festas, e a vida é que fica mais bonita

Ângela com a filha, Gabriela
Para toda mãe empreendedora existe uma “luzinha” que acende e deflagra o processo empreendedor. Para Ângela, quem acendeu esta luz foi um professor da faculdade, ao fazer uma pergunta em sala de aula. “A partir daí comecei a me especializar em personalização de festas infantis. Na época, eu fazia muito Scrapbook Digital que foi o que me deu base e diferenciação no meu estilo de trabalho”, recorda.

O trabalho em casa permite que ela concilie o retorno financeiro com os cuidados com a pequena Gabriela. “Quando eu olho pra ela e vejo o indivíduo que ela está se formando me sinto realizada, porque apesar dela ser minha primeira filha, acredito que estou acertando em sua criação”, diz.

Ela é empreendedora convicta, mas afirma: “não é para todo mundo”. “Isso depende muito de mãe pra mãe. Pra mim, foi super positivo poder trabalhar em casa e cuidar da minha filhota”, diz.

A idealizadora da Ângela Cristina Designs conta sua história em entrevista o nosso blog.

Confira abaixo a íntegra da entrevista e saiba mais sobre esta mãe empreendedora de coração.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa...
Ângela: Eu trabalhava e fazia faculdade. Saí do emprego pra procurar algo que tivesse mais a ver com meu curso (Publicidade e Propaganda). Só que quando se está grávida é mais complicado achar né? [risos] Passada a gravidez, veio a dúvida de trabalhar fora e deixar minha gatinha com outra pessoa ou ficar em casa e ser mãe em tempo integral. O lado mãe falou mais alto. Em uma das aulas, na faculdade, um professor fez uma pergunta intrigante: "Quem já estava ganhando dinheiro com o curso?". E já devíamos estar fazendo layouts de folders de festas (aquelas que divulgam data, hora, local, com fotos de garotas e bandas) e eu que já fazia as coisinhas pro aniversário da Gabi pensei "Por que eu não estou fazendo isso?". Com certeza, esse "sacode" foi do meu professor Carlos Peliceli e a partir daí comecei a me especializar em personalização de festas infantis. Na época eu fazia muito Scrapbook Digital que foi o que me deu base e diferenciação no meu estilo de trabalho.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Já trabalhei em diversas áreas (como vendedora, atendente, monitora), mas eram coisas impostas pelas empresas, tudo muito normal, igual a qualquer trabalho e trabalhador. Não me sentia infeliz ou algo assim não! Sempre trabalhei nas empresas enquanto aquilo me fazia bem, afinal de contas pra mim não importa no que estamos trabalhando e sim como desempenhamos aquela função, e graças a Deus sempre fui muito sortuda nessa área [risos]. Agora, depois de ser mamãe, não queria deixar minha filha com outra pessoa. Aí, juntei o útil ao agradável. AMO o que faço. Trabalho em casa com algo que me deixa muito feliz e posso fazer o que pra mim é a minha maior função agora: "Criar minha filha". Quando eu olho pra ela e vejo o indivíduo que ela está se formando me sinto realizada, porque a pesar dela ser minha primeira filha acredito que estou acertando em sua criação.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe? Qual o lado bom e o lado ruim?
A facilidade é justamente poder acompanhar todos os passos dos filhos (primeiras palavras, engatinhar, andar, se vestir, ir pra escola), dificuldade (a minha) é de por horário [risos] Às vezes, fico até meia noite ou mais no computador fazendo serviço [risos], mas acredito que isso não se aplique a todas as mamães empreendedoras, estou começando a ajustar isso [risos] No resto, faço o que a maioria das mamães fazem: arrumo casa, tomo conta da minha filha... Não tenho empregada. Faço tudo com a ajuda do maridão. Mas me sinto bem mais realizada assim, com minha filha sempre perto e acompanhando seu desenvolvimento.

O que é empreendedorismo materno para você?
É poder conciliar a vida de mamãe com a realização da vida profissional, sem prejudicar nenhum lado.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Pra ficar mais próxima de seus filhos, acompanhar as fases da vida deles, não abrir mão de dar uma boa educação... para mim, o principal foi isso na hora de decidir...

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Isso é muito relativo. Conheço mulheres que não largam a vida profissional e acham super normal colocar uma babá ou empregada pra tomar conta de seus filhos, então pra mim isso depende muito de mãe pra mãe. Pra mim, foi super positivo poder trabalhar em casa e cuidar da minha filhota.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Sim, você realiza o sonho de ser mãe num todo (não só de gerar uma vida, mas moldá-lo, ensiná-lo para vida) e de se sentir útil perante a sociedade e não se sentir dependente do maridão [risos].

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Amar aquilo que se propõe a fazer! Acho que a partir dai já faz tudo, por que não é nada fácil por que nem mãe nem empreendedora tem hora, não tem salário fixo, 13°, ferias, feriado... [risos] Principalmente no começo (dos dois). Você decidir ter um filho já é um grande passo, ser mãe empreendedora mais ainda...

Gostou do trabalho da Ângela?
Entre em contato com ela!  
(61) 9682-0675 ou 8603-3854
angelacristinadesigns@hotmail.com
http://www.angelacristinadesigns.blogspot.com/
http://www.elo7.com.br/angelacristinadesigns/

6 comentários: