sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Com o Reiki, Kalu Scrivano concilia missões e paixões

Kalu é terapeuta em Reiki, uma energia de equilíbrio, cura e autoconhecimento que ajuda em doenças físicas, desequilíbrios emocionais, padrões negativos, relacionamentos instáveis e ambientes desarmônicos.

Ela se iniciou no Reiki para poder cuidar da sua filha que tem uma doença crônica há oito anos. “Durante o curso eu já fui percebendo o quanto o Reiki transformaria a minha vida. Aos poucos fui me curando de questões físicas, padrões emocionais arraigados e fui obtendo energia e discernimento pra cuidar da minha pequena”, explica.

A história de Kalu é tocante. Ao lê-la, você entende porque ela afirma categoricamente que existe uma forte conexão entre maternar e empreender. “Sinto que maternar é um grande ato de amor. E que empreender também é. Maternar e empreender são duas paixões... o Reiki é a terceira!”, diz. Para ela, empreender é “uma nova forma de sermos mães”, pois “uma mãe empreendedora consegue se realizar como mãe, mulher e também como um ser que colabora no mundo não apenas através da sua missão como mãe, mas também com outras missões que cada uma tem”.

Ela dá suas dicas para quem quer empreender: “Faça sempre o seu melhor observando suas potencialidades, seus limites, suas qualidades e seus defeitos sem culpa. Seja uma mãe amorosa com você mesmo e sonhe sonhos impossíveis. Mas ao mesmo tempo mantenha seu pé no chão e confie de que o melhor sempre vai acontecer. Tire o medo do seu repertório, ele nos imobiliza. Trabalhe com a cautela e a confiança. Assuma seu sonho, abrace seus filhos e se impulsione pros momentos mais belos de sua vida”.
Leia a íntegra da entrevista de Kalu abaixo.

Ficha da empreendedora
Seu nome: Kalu Scrivano (Carla)
Nome e idade do(s) filho(s): Marília (10 anos)
Nome da empresa e/ou atividade: terapeuta em Reiki
Telefone: 11- 97198-1178 (Vivo) / 11-97627-7052 (Tim)


O que é seu empreendimento? Como funciona?
Sou terapeuta em Reiki há 3 anos e comecei pois minha filha tem uma doença crônica e eu estava cansada de que todos "colocassem a mão nela", menos eu. Ela funciona porque é uma energia que equilibra a sua energia vital e faz com que todo o seu corpo e emoções funcionem no seu melhor. 
Atendo em meu consultório no Butantã e no Itaim (São Paulo), além de hospitais, em domicílio e em alguns Espaços Holísticos eventualmente. Cada sessão dura cerca de uma hora e nela insiro a energia Reiki nos pontos energéticos do corpo. A energia equilibrada entra em contato com a sua energia vital (Chi), equilibrando-a. Reiki faz você estar em seu melhor e assim conseguir transformar sua vida. Ao final de cada sessão converso sobre quais pontos estavam bloqueados, ajudando você a se perceber e a fazer mudanças em sua vida para se manter mais sereno e saudável pelo máximo de tempo. 
Com o Reiki, a saúde da minha filha foi mudando muito. O Reiki diminuía muito as suas dores, foi espaçando as crises, trazendo serenidade e até mesmo uma mudança de atitude nos momentos de maior dificuldade. Atualmente temos uma qualidade de vida impensável há poucos anos. Fui estendendo esse presente que é o Reiki para familiares, amigos, vizinhos e quando vi já estava atendendo bastante, inicialmente sem cobrar. Aos poucos o tempo livre que eu tinha já não permitia que eu atendesse a demanda de pessoas que eu gostaria e decidi começar a cobrar e ir migrando aos pouquinhos pra trabalhar somente com essa terapia. Fiz os cursos de Reiki nível II e III do sistema tradicional e também estudei um pouco a técnica japonesa. Meu próximo passo será fazer o mestrado, que me permitirá iniciar outras pessoas, sintonizando-as com a energia Reiki para que possam aplicar em si e em outras pessoas. Ser uma terapeuta me permite auxiliar as pessoas a se encontrarem através do equilíbrio gerado pelo Reiki e terem forças e discernimento pra seguirem seus caminhos mais em contato com sua essência e menos influenciados pelos fatores externos. Também é graças ao Reiki que consigo ter momentos importantes com a minha filha, flexibilidade de horários e maternar de uma forma tão intensa e profunda que nem é possível de ser transmitido em uma mensagem. E como o Reiki é um grande presente para a nossa vida, venho nos últimos tempos me dedicando a divulgar essa energia tão simples e incrível: escrevo para a mídia, dou palestras e faço conversas (chá com Reiki), dou entrevistas e mantenho uma página no Facebook (Divulgando o Reiki) com o intuito de que mais pessoas recebam também esse benefício. Meu intuito aqui também é o de divulgar essa terapia, que foi tão transformadora pra mim e pra minha filha e que pode mudar também a vida de muitas outras mulheres e suas famílias. 

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Antes eu trabalhava como autora de livros didáticos de ciências (sou bióloga) e formadora de professores. O empreendedorismo começou na minha vida há 5 anos, quando larguei um emprego fixo em uma ONG como auxiliar pedagógica para trabalhar como autônoma no ensino de biologia e ciências. Embora eu fosse antes autónoma, não me considerava empreendedora, pois trabalhava para quem pagasse, quase 18 horas por dia no computador, ou muitos momentos fora de casa. Acredito que o trabalho como terapeuta é que me permite ser uma mãe empreendedora, pois realmente estou fazendo algo do meu jeito, dentro dos meus horários e com o amor e a forma de algo que eu acredito. E desta forma consigo aliar o trabalho e o estar com qualidade com a minha filha. 

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Acho mais difícil empreender sendo mãe. Principalmente no meu caso, pois minha filha tem uma doença crônica que requer cuidados diversos para viver com uma excelente qualidade de vida. Ter que correr atrás, estudar para aprofundar os atendimentos, cuidar da agenda dos atendimentos, divulgar, atender... tudo isso com a quantidade de coisas que a maternagem traz realmente é mais difícil do que fazer tudo isso sem um filho ou até mesmo trabalhar para uma empresa onde há uma estrutura para fazer as outras coisas. Mas ao mesmo tempo não me imagino mais fazendo outra coisa... Maternar e empreender são duas paixões... o Reiki é a terceira! 

Qual o lado bom e o lado ruim?
Lados bons são muitos: acho incrível poder estar mais perto da minha filha, fazer lição, acompanhar na escola, levar e trazer. Fora que minha filha se sente cuidando também dos outros quando me ajuda a ir atender. E ela aos poucos está entendendo que há momentos em que é mais possível fazer algumas coisas e outros não tanto. Parece que a criança fica mais parceira do que aquela que só vê os pais chegarem de noite. O lado ruim é a instabilidade financeira e o excesso de responsabilidades. Principalmente como no meu caso em que sou separada e tenho que cuidar de uma criança com uma doença crônica... nem sempre posso atender todos os pacientes, há os períodos mais intensos de cuidados com ela, exames, internação... e como empreendedora não tenho direito a licenças remuneradas... e às vezes sonho com alguém tomando as decisões ou levando a cabo pequenas tarefas que me desviam de outras coisas que gostaria de fazer. 

O que é empreendedorismo materno para você?
Uma nova forma de sermos mães. Uma mãe empreendedora consegue se realizar como mãe, mulher e também como um ser que colabora no mundo não apenas através da sua missão como mãe, mas também com outras missões que cada uma tem. 

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Ser mãe é algo muito forte em nossa natureza. Quando geramos e parimos temos contato muito íntimo com algo maior do que nós, nossa ancestralidade, nosso poder pessoal feminino, nossa força guia. Aos poucos a sociedade moderna nos tira muito disso e o empreendedorismo é uma via que nos permite ser mãe de uma forma mais profunda sem deixar de nos realizar profissionalmente. 

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho positivo no sentido que continuamos conectadas com nosso Sagrado Feminino, mas ao mesmo tempo podemos fazer isso sem abandonar outras possíveis missões na Terra. A amorosidade feminina precisa estar dentro do mercado de trabalho e quando somos mães empreendedoras fica mais fácil não assumir apenas nosso lado masculino. 

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Claro! Sustentável é a palavra correta. Em todos os sentidos... 

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Faça sempre o seu melhor observando suas potencialidades, seus limites, suas qualidades e seus defeitos sem culpa. Seja uma mãe amorosa com você mesmo e sonhe sonhos impossíveis. Mas ao mesmo tempo mantenha seu pé no chão e confie de que o melhor sempre vai acontecer. Tire o medo do seu repertório, ele nos imobiliza. Trabalhe com a cautela e a confiança. Assuma seu sonho, abrace seus filhos e se impulsione pros momentos mais belos de sua vida. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário