segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Post de mãe convidada: Coaching individual e em grupo para mulheres, por Anna Gallafrio

Anna (ao centro, de vermelho) em um
encontro de coaching. Foto: Carla Raiter
Desde novembro de 2010 tenho me dedicado a atender mulheres em sessões individuais de coaching . Longe de ser uma especialização, o processo aconteceu naturalmente.

O coaching tem ajudado essas clientes na elaboração e organização de ideias nos campos profissional e pessoal.

Empreender é desafiador para qualquer um, mas as mães trazem elementos específicos da maternidade que devem ser escutados e levados em consideração, pois são fundamentais para o sucesso da empreitada.

São muitas as questões particulares da mulher. É recorrente a busca por equilíbrio entre a dedicação com a família e o trabalho.

As mães recentes, em meio à licença maternidade, buscam apoio para iniciar uma nova empreitada profissional que as satisfaça financeiramente, mas que considere também o aspecto emocional nessa balança. As puérperas, mulheres em fase pós parto, têm no espaço do coaching a oportunidade de pensar em si. Muitas relatam que desde a chegada do bebê pouco (ou nada) fizeram por si devido à imensa doação e adaptação do novo membro da família.

As gestantes também surgem com uma diversidade grande de ansiedades e conflitos naturais da fase de transformação, o que dá um vasto campo de aprofundamento e conscientização de quais são os papéis da mulher nesse rodamoinho de sentimentos. Mais uma vez, vejo que as sessões ajudam a direcionar a energia em um foco mais claro, permitindo um autoconhecimento altamente benéfico. Gestar é, de certa forma, preparar-se para o desconhecido. Esse desconhecido estará na nova família, na nova rotina, na nova relação, na nova mulher e também na profissional.

As mães mais experientes igualmente apresentam grande vontade de crescer e organizar a vida profissional. A elaboração de planos e metas auxilia na orientação de um caminho - ou muitos- a seguir. Coaching é bater nas portas da possibilidade, experimentar soluções. E depois que os filhos crescem, as opções também mudam.

Durante a sessão eu escuto, pergunto, permito que elas se escutem e assim o novelo de ideias, dúvidas, possibilidades e expectativas vai se desenrolando.

Fica claro que o coaching amplia o campo de visão e apresenta um novo olhar a questões variadas que permeiam a mente e as necessidades da mulher. Muitas compartilham que o processo ajudou a ter mais clareza de seus objetivos, de seus talentos escondidos, das reais capacidades e potencial criativo.

Fico satisfeita quando uma cliente encerra o processo já com uma lista de ações a serem tomadas, ou com um projeto que saiu do papel. É gratificante acompanhar o empoderamento que cresce à medida em que essas mulheres percebem o que é importante a cada uma delas e perseguem um foco diante dos desafios.

Estou aberta a novas parcerias, estou morando no litoral norte de SP e atendendo sessões individuais via skype (que tem funcionado muito bem). Além disso, tenho previsto um workshop em SP em março/2013 e um em Campinas em abril/2013.

Se você busca apoio e espaço para crescer diante de suas questões, espaço para entender-se melhor ou quer enxergar uma nova perspectiva da sua vida, entre em contato.

Será um prazer acompanhar mais mulheres nos seus caminhos de vida.

Forte abraço a todas, com votos de sucesso e autonomia.

Anna Marcia Gallafrio
anna.gallafrio@gmail.com
11-985 370 372
12- 3832 6442
www.naturalcoaching.blog.com

2 comentários:

  1. Recomendo, fiz em julho do ano passado foi muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, farei na edição de março. Tenho certeza de que vai me ajudar bastante nessa etapa da minha vida!

    ResponderExcluir