Lígia, da Bebechila. |
O Blog Empreendedorismo Materno entrevistou algumas mães criativas, que desenvolveram produtos super bacanas e que respondem a uma necessidade que elas sentiram depois de ter seus filhos. Estes produtos, em geral, não existiam no mercado ou existiam, mas não atendiam a todas as demandas da família.
Foi assim que surgiram produtos como a Bebechila, criada por Ligia de Sica, mãe de Aurora e Helena. "A Bebechila surgiu pela minha necessidade pessoal de ter uma mochila para sair com a minha primeira filha, Helena. Eu fazia várias atividades com ela no sling. Andava com aquelas mochilas de esporte que não achava nada bonitas. Pesquisei para comprar e não achei. Resolvi criar um modelo especial, com divisórias e acessórios úteis", declarou Ligia, em entrevista ao blog, em outubro de 2011.
Outras mães criaram produtos inovadores, como a Fernanda Thiele com as roupinhas e fantasias da Tchunga Marepunga; ou a Taise, do "Leva & senta".
A história de Patricia Fagundes, da Forrozinho de gala também foi assim: “Tive a ideia de criar a marca a partir da dificuldade em encontrar pijamas que me agradassem e fossem igualmente confortáveis para os pequenos. Comecei a desenhar algumas peças para eles. Pensei em satisfazer minhas próprias expectativas, mas também em proporcionar às crianças uma experiência prazerosa para a hora do sono”, recorda ela em entrevista que concedeu ao blog em 2011.
Informação
Silvia Faro, jornalista, tem uma história parecida, mas com um detalhe: ela não criou um produto, mas sim um programa de TV na web, que tem como objetivo informar mães de primeira viagem. "Durante a gestação, meu envolvimento e interesse pelo assunto me incentivaram a buscar o máximo de informações disponíveis em livros, revistas, sites relacionados, participações em cursos e palestras para gestantes. Tudo em busca de uma preparação adequada e correta para a chegada da minha tão amada Lis. Mesmo com toda a informação disponível, as conversas tidas com as “amigas mães”, que viveram esta grande transformação, foram sem dúvida determinantes e onde mais pude aprender e vivenciar um pouco o que estava por vir! O Projeto Mãe de Primeira Viagem entrou no ar na internet em outubro de 2010 e surgiu da necessidade em compartilhar essas descobertas, agora minhas", declarou ela em entrevista ao blog.
Ainda na área da comunicação e da informação, outro empreendimento materno surgiu pela necessidade de mães trocarem informações. É o site Mamatraca, feito por e para mães.
Serviços
Mas também tem mãe empreendedora e criativa além dos produtos e da informação, atuando na área da prestação de serviços. É o caso de Debora, da Personal bebê, consultoria para gestantes, tentantes e mães.
Priscila, da Abraço Materno |
E tem muito mais... tem mãe que escreve livro, como a Cintia; mãe que cria e mantém um portal, como a Bárbara; e até mãe que presta serviço de astrologia especializa em crianças como a Tatiana ou ainda mãe que criou sua empresa de entrega de congelados naturais, como a Fernanda.
É bom resgatar histórias de sucesso, que mostram que não é a toa que maternidade rima com criatividade.
Veja outras histórias como estas aqui no blog.
E se você tem uma história parecida, mande a sua pra cá, que publicamos com o maior prazer!!!