Barbara Saleh |
Apesar de ser “um bebê”, como a própria Barbara o descreve, o portal já é um grande ambiente de referencia, que conta com o apoio de dezenas de profissionais. “O Portal conta com a ajuda de 25 especialistas das mais diferentes áreas (educação, fotografia, consultoria de moda, decoradora, culinarista, advocacia, finanças, sustentabilidade, dermatologista, fisioterapeuta, fonoaudiologia, nutrição, obstetrícia, odontologia, pediatria e psicologia). Cada dia, temos textos com dicas e orientações para toda a família. Eu fico responsável pela organização, edição, divulgação e também posto e cuido dele como se fosse um filho”, conta Barbara.
O filho de Barbara, Kassem |
Quando questionada a respeito de dicas para quem quer empreender, ela afirma: “Cada uma tem que procurar fazer o que realmente gosta. Trabalhando com algo correto, com muito amor, é quase impossível dar errado”.
Sábia mãe das arábias! Leia mais sobre a sua história na entrevista que ela concedeu ao nosso blog.
Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Quando começou?
Barbara: O Portal Uma Mãe das Arábias ainda é um bebê, nasceu dia 17 de novembro de 2011.
Entrei na blogosfera quando ainda morava no Egito, falava sobre a vida naquele país, assim como sua cultura e costumes.
Quando voltei para o Brasil, estava grávida do Kassem, 4 meses de gestação e assim, o que antes se chamava "As aventuras de uma brasileira no Egito" virou "Uma Mãe das Arábias".
Com isso, comecei a dividir com outras mães as dúvidas, alegrias, tristezas, gracinhas e dificuldades que a maternidade nos traz.
Com o tempo, senti necessidade de falar com essas mães de uma forma mais precisa, dar dicas de especialista e assim nasceu o Portal Uma Mãe das Arábias.
O Portal conta com a ajuda de 25 especialistas das mais diferentes áreas (educação, fotografia, consultoria de moda, decoradora, culinarista, advocacia, finanças, sustentabilidade, dermatologista, fisioterapeuta, fonoaudiologia, nutrição, obstetrícia, odontologia, pediatria e psicologia). Cada dia, temos textos com dicas e orientações para toda a família.
Eu fico responsável pela organização, edição, divulgação e também posto e cuido dele como se fosse um filho.
Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Sou formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo. Antes de ir para o Egito, dava aulas em cursinhos pré-vestibulares e em colégios. Amava o que fazia, tinha e tenho verdadeira paixão por lecionar. Com a mudança de país e a maternidade, deixei esse meu dom de lado, mas não abandonei a ideia de um dia voltar à sala de aula. Gosto muito do Portal, também sou apaixonada por que faço agora. O Portal foi nascendo com o tempo, foi crescendo com o tempo e a cada dia vem me trazendo mais e mais alegrias.
Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A maior facilidade é que falando com o publico que também é mãe, fica uma conversa na mesma língua. As mães se entendem, se solidarizam umas com as outras. O Portal tem uma categoria só para as dúvidas das mães e muitas vezes as dúvidas são minhas. Quando é assim, mando a pergunta pro especialista e acaba virando post. Não vejo dificuldades, no meu caso isso só traz coisas boas.
Qual o lado bom e o lado ruim?
A grande facilidade é que você pode trabalhar de casa, pode acompanhar o desenvolvimento e o dia a dia do seu filho. A dificuldade é que às vezes, quando você precisa de um prazo, parece que os problemas aparecem. Mas nada que uma madrugada não resolva, afinal quando o filho dorme, é hora de colocar tudo em dia! rsrs
O que é empreendedorismo materno para você?
São projetos feitos por mulheres, que ao se tornarem mães conseguiram ver uma oportunidade de dividir, colaborar, criar e continuar sendo profissional e mãe.
Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
A maternidade se não te envolve, te distancia. Acredito que muitas mães empreendedoras foram envolvidas pelo universo materno.
Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Super positivo, afinal temos espaço para tudo nesse mundo, basta fazer o seu melhor! Se for feito de coração, melhor ainda!
É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Com certeza! É continuar no mercado sem perder de vista a beleza da maternidade.
Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Cada uma tem que procurar fazer o que realmente gosta. Trabalhando com algo correto, com muito amor, é quase impossível dar errado.
Gostou do trabalho da Barbara?
Entre em contato com ela!
barbara@barbarasaleh.com
http://www.umamaedasarabias.com
twitter: @barbarasaleh
facebook: https://www.facebook.com/uma.mae.das.arabias1