sexta-feira, 11 de maio de 2012

Nara largou o direito por seu universo materno


Nara, da Universo Materno
“Quando eu era advogada, o meu trabalho era resolver o problema dos outros da maneira que o meu chefe queria! Agora eu trabalho muito mais do que antes, porque não tenho horário nem para começar e nem para terminar, mas eu adoro!”. Este breve depoimento resume o astral de Nara Duarte Pinski ao falar da Universo Materno, loja online de produtos infantis práticos, modernos e cheios de estilo, que criou quando amamentava seu primeiro filho, Gabriel de 5 anos.

Hoje, ela também tem Thomas, de 3 anos, e um empreendimento de sucesso administrado de sua própria casa. “Às vezes o meu trabalho é um pouco solitário, sentada em minha mesa, na internet, mas outras vezes é super movimentado, como quando faço uma feira!”, conta.

Nara explica que o trabalho tem seus momentos complicados. “A parte difícil é que às vezes tu tens que abrir mão de tudo para ficar com um filhote doente e não tem ninguém que faça o teu trabalho! É fazer os filhos entenderem que o telefone precisa ser atendido em qualquer horário e que os e-mails precisam ser respondidos. É difícil fazer as pessoas entenderem os horários e até mesmo o espaço físico de quem trabalha em casa”, diz. Mas é sempre recompensador!

O empreendedorismo materno, para ela, é uma espécie de movimento. “É composto de diversos tipos de mães, mas a ideia principal de todas elas, na minha opinião, é tornar o trabalho um pouco mais compatível com a rotina de uma mãe, é tornar o trabalho mais prazeroso, para que possamos ensinar aos nossos filhos que trabalhar é bom e nos dá prazer!”, conta.

A recompensa, para ela, vem de várias formas, mas uma é a mais especial: “Os nossos filhos, tenho certeza, serão pessoas melhores, terão orgulho da transformação que suas mães passaram”, conclui.

Leia a íntegra da entrevista abaixo.


Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Quando começou?
Nara: Em 2009, no meio da madrugada, amamentando o meu bebê de um mês tive uma ideia: por que não disponibilizar para as mães, tias, madrinhas, avós e membros envolvidos na criação de bebês e crianças, produtos que fossem práticos, inovadores e cheios de estilo?
Foi aí que começou a Universo Materno, uma empresa criada para as mães, para acompanhar o crescimento dos filhos de forma divertida, com menos preocupações e oferecendo produtos para usar e abusar!
No começo, eu tinha uma sociedade com uma amiga. Em razão de pontos de vistas diferentes nós “dividimos” a empresa e a parte da busca de novos produtos para venda direta ao consumidor ficou comigo. Hoje tenho uma funcionária que me ajuda com a parte de logística e tenho quatro consultores (administrativo, financeiro, marketing e vendas) que me auxiliam também.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Quando eu era advogada, o meu trabalho era resolver o problema dos outros da maneira que o meu chefe queria! Lidava com livros, pesquisas e textos o tempo todo (o que eu gostava muito), tinha que fazer o cliente entender que tal coisa não podia ser dito e que tal ação era necessária. Tinha que convencer o juiz de que o meu cliente estava certo e tinha que convencer o meu chefe de que eu tinha feito tudo direitinho para o bem do cliente. Isso sem perder o prazo, a pose da certeza e literalmente o salto alto!
Agora eu trabalho muito mais do que antes, porque não tenho horário nem para começar e nem para terminar, mas eu adoro! Estou ligada todos os dias da semana no meu negócio próprio, pesquiso produtos que as minhas clientes possam gostar, testo os produtos com os meus filhos, procuro opiniões sobre os produtos, planejo as compras e as entregas, faço textos para tornar os produtos mais atraentes, faço materiais de divulgação, pesquiso tendências, negocio com fornecedores, entre outras atividades.
Às vezes o meu trabalho é um pouco solitário, sentada em minha mesa, na internet, mas outras vezes é super movimentado, como quando faço uma feira!
Adoro o que faço e tenho o maior orgulho da empresa que construi e principalmente dos produtos que vendo!

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A facilidade maior, no meu caso, é poder participar ativamente da rotina dos meus filhos. Eu tomo café, almoço e janto com eles, levo pra escola, pediatra, brinco um pouco todos os dias!
A parte difícil é que às vezes tu tens que abrir mão de tudo para ficar com um filhote doente e não tem ninguém que faça o teu trabalho! É fazer os filhos entenderem que o telefone precisa ser atendido em qualquer horário e que os e-mails precisam ser respondidos. É difícil fazer as pessoas entenderem os horários e até mesmo o espaço físico de quem trabalha em casa.

O que é empreendedorismo materno para você?
O EM é composto de diversos tipos de mães, mas a ideia principal de todas elas, na minha opinião, é tornar o trabalho um pouco mais compatível com a rotina de uma mãe, é tornar o trabalho mais prazeroso, para que possamos ensinar aos nossos filhos que trabalhar é bom e nos dá prazer!

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Para serem mais felizes e equilibrarem o prazer de estar com a família à realização profissional.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Muito positivo! Faz parte da independência feminina, faz parte de nos tornar pessoas melhores, independentes e que pensam mais nos outros.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Com certeza absoluta! Nós precisamos trabalhar não somente porque precisamos de dinheiro, mas porque é bom trabalhar, dá prazer, traz objetivos para a vida e faz com que a autoestima melhore. Os nossos filhos, tenho certeza, serão pessoas melhores, terão orgulho da transformação que suas mães passaram.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
A dica é começar pequeno e sonhar grande! Corra atrás do sonho, mas não deixe de cuidar dos filhos porque eles crescem rápido, e quando vemos eles já se tornaram adolescentes e o tempo não voltará...

Gostou do trabalho da Nara?
Entre em contato com ela!
 (11) 9633-0133

Um recado da Nara para as leitoras do blog: “Fiquem a vontade para entrar em contato, fazer perguntas, dar sugestões de produtos para a Universo Materno, pedir dicas, enfim, para tudo! Tenho orgulho das mães que já ajudei com as dicas das coisas que aprendi nesses mais de três anos de trabalho muito prazeroso”.

5 comentários:

  1. Parabens Nara pelo belo trabalho!! E sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ótima entrevista! Nara tirou as palavras da minha boca! Amo os produtos da Universo Materno!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estou seguindo o seu blog e gostaria que seguisse o meu, tambem faço parte do Recanto das mamães blogueiras.
    beijos
    http://maede4princesas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Excelente blog! Só a título de curiosidade há um agregador de conteúdos chamado Agrega Pais, que é voltado para família, uma ótima forma de divulgar seu blog para este público bem específico.
    http://agregapais.com.br/

    Sandra

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela coragem e empreendedorismo, que tenha enorme sucesso!

    ResponderExcluir