segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ao empreender, Tati uniu suas duas grandes paixões: a fotografia e a maternidade


A especialidade dela é trabalhar com imagens, mas Tati Wexler também tem o dom das palavras. Em entrevista o nosso blog, a fotógrafa, mãe de Lúcio, de 3 anos e 11 meses, solta o verbo. “Ser mãe já é um empreendedorismo! Parir, amamentar, educar! É o projeto mais lindo e mais complexo em que alguém pode se engajar! E trabalhar paralelamente então... UAU!”.

Tati reconhece que a maternidade em si já é um grande trabalho, mas comemora o fato de seus dois trabalhos serem também suas grandes paixões. “Eu não consigo me imaginar, hoje em dia, trabalhando fora de casa, 8 horas por dia, diariamente e deixando meu filho em alguma instituição ou com alguém... eu nem cogito essa possibilidade, e enquanto eu puder, é assim que eu pretendo viver!”, diz. “No meu caso, eu tenho a sorte de conseguir unir essas grandes paixões: a fotografia e a maternidade”, completa ela, que antes da chegada de Lucio, já trabalhou como educadora, videasta, foi dirigente de ONG e muitas outras coisas.

Para Tati, esta união das suas paixões é a grande facilidade, mas também a grande dificuldade de empreender. “A facilidade de ser autônoma é essa: poder estar com o meu filho, em casa, ao meu lado, sempre. E essa também é a dificuldade”, diz. Apesar disso, afirma “estar com ele cotidianamente é um presente pra mim”.

Tati, com o filho Lúcio
No entanto, ela é categórica ao afirmar: o empreendedorismo materno deve ser uma escolha. Assim como a volta ao trabalho “formal”. “As [mulheres] que querem [voltar ao seu trabalho] tem que ter o direito, mas as que não querem precisam ter uma alternativa para poderem ser mães e profissionais ao mesmo tempo! E não é impossível!”, diz.

Para ela, o empreendedorismo materno é uma escolha que depende do tipo de maternidade que se quer exercer. E toda maternidade tem seu lugar e deve ser respeitada. “Para algumas mães, o formato babá + creche + 8 horas de trabalho diário funciona. Para outras não... E é preciso respeitar ambas!”, conclui.

Leia a íntegra da entrevista com Tati Wexler abaixo.

Tati integra o banco de dados donosso blog e a rede que se articula em torno da campanha “Contrate uma mãeempreendedora”.

Se você quer conhecer ou divulgar o trabalho de Tati, fique com os contatos dela!

Telefone: (11) 9999-3199      


Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é?
Tati Wexler: Sou fotógrafa há 13 anos. É claro que, no meio disso, fui educadora, videasta, diretora de ONG, militante e muitas coisas mais, mas a fotografia sempre me acompanhou! Fiz faculdade de comunicação visual, mas era realmente na fotografia que eu me realizava. Já trabalhei em um jornalzinho, em documentação de projetos de ONGs, como professora de fotografia em diversos projetos sociais e hoje em dia eu sou autônoma. Fotografo casamentos, gestantes, festas infantis, bodas, eventos em geral, eventos corporativos, ensaios de crianças e famílias, produtos e tudo que vier!

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Antes eu seguia o que aparecia... hoje, eu sou dona do meu próprio nariz! E o que é mais importante: sou dona do meu tempo! E no meu tempo eu tenho o meu trabalho, que me dá o meu sustento e um imenso prazer e tenho o meu filho, que eu tenho a felicidade de acompanhar, estar junto, amar e ser mãe. Diariamente. 

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A facilidade de ser autônoma, sendo mãe é essa: poder estar com o meu filho, em casa, ao meu lado, sempre. E essa também é a dificuldade. [risos]. Ele quer brincar, quer minha atenção e às vezes até brinca de ser fotógrafo para chamar a minha atenção, apesar de querer mesmo é ser veterinário! Mas eu acho ótimo poder trabalhar com meu filho do meu lado! Vou, fotografo um evento, e nesses momentos ele está na escola, ou com o pai, ou com a avó e quando volto, tenho mais algumas horas de trabalho no tratamento das fotos e isso não me impede de ficar com o meu filho! E isso é um presente pra mim.

Qual o lado bom e o lado ruim?
Lado bom de ser mãe? Todos! Em suas belezas, sutilezas, incertezas e dificuldades! De trabalhar sendo mãe? A mesma coisa! Ao meu ver, não tem lado ruim! Eu não consigo me imaginar, hoje em dia, trabalhando fora de casa, 8 horas por dia, diariamente e deixando meu filho em alguma instituição ou com alguém... eu nem cogito essa possibilidade, e enquanto eu puder é assim que eu pretendo viver!

O que é empreendedorismo materno para você?
Para mim, ser mãe já é um empreendedorismo!!!! Parir, amamentar, educar! É o projeto mais lindo e mais complexo que alguém pode se engajar! E trabalhar paralelamente então, uau! 

Por que as mães optam por este formato de trabalho?
Às vezes é uma escolha, às vezes não é... Conheço mães que preferem a volta ao trabalho e à vida de antes! E eu respeito. São escolhas. No meu caso, eu tenho a sorte de conseguir unir essas grandes paixões: a fotografia e a maternidade.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho natural... Acho que a natureza da mulher é estar ao lado do filho! Houve o movimento feminista que fez com que as mulheres ingressassem no mercado de trabalho com tudo, em busca de direitos iguais.... mas a verdade é que os desejos e necessidades de algumas mulheres não são iguais! Não estou criticando o movimento feminista, é uma luta que apoio e as conquistas foram incríveis! Só que tem mulheres que não querem isso... e as que querem tem que ter o direito... mas as que não querem precisam ter uma alternativa para poderem ser mães e profissionais ao mesmo tempo! E não é impossível!

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Dependendo do tipo de maternidade que se quer ter, é a única maneira possível... descobrir um trabalho que você possa estar com o seu filho! Para algumas mães, o formato babá + creche + 8 horas de trabalho diário funciona. Para outras não... E é preciso respeitar ambas!

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Acredite em si mesma! Junte-se a outras mães, troque experiência, peça ajuda e tente! É difícil... As vezes a gente acha que não vai dar conta, mas as mulheres tem um poder que só elas sabem do que são capazes! 

Gostou do trabalho da Taxi Wexler?
Entre em contato com ela!
Telefone: (11) 9999-3199      

Nenhum comentário:

Postar um comentário