quinta-feira, 31 de maio de 2012

A adorável virada de Claudia com a chegada de Pietro


Claudia e Pietro

Cláudia Nevacchi já é uma mãe “veterana”: tem Lucas, de 14 anos. Mas foi com a chegada de Pietro, de 11 meses, que sua vida deu uma adorável virada: projetista e funcionária de uma empresa de locação de móveis, depois de ganhar seu segundo filho, ela criou a Adorável Design e se especializou em criação de imagens informativas. “Amava o que fazia. Gostava muito de sair todos os dias para ir trabalhar, ter rotina de deveres, conviver com outras pessoas, sair para almoçar... Mas depois do Pietro, tudo ficou diferente. Eu e meu marido resolvemos que me dedicaria pelo menos aos primeiros anos da vida dele, afinal ele precisa muito de mim”, explica Claudia.

Ao contrário de muitas mães, que buscam soluções empreendedoras por estar insatisfeitas ou desmotivadas em seus trabalhos - ou mesmo por querer uma alternativa mais flexível de emprego -, a decisão de Claudia foi motivada por uma escolha pessoal. “O Pietro é uma criança especial, portador da Síndrome de Down e pratica semanalmente sessões de fisio, fono e terapia ocupacional, em que sempre estou junto. O trabalho que desenvolvo hoje em casa me dá prazer e me permite realizar o que mais gosto”, conta Claudia.

Para ela, a dificuldade de empreender sendo mãe está relacionada à organização e à busca por uma rotina de trabalho. Isso, claro, sem falar do retorno financeiro, que demora pra vir. Por outro lado, ela avalia que a sua movimentação foi muito positiva. “Quem nunca sonhou em ter tudo que deseja? E dessa forma, temos!”, afirma, falando sobre o empreendedorismo materno.

Leia a história de Claudia na entrevista que ela concedeu ao blog.

Claudia faz parte da rede de mães empreendedoras articulada pelo nosso blog.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Quando começou?
Claudia: Comecei a desenvolver essas criações de imagens para divulgar algo que as pessoas queriam passar para frente, seja um convite de uma festa, divulgação do trabalho da pessoa, ou até mesmo do nascimento do seu bebê... sempre a serem divulgadas eletronicamente. Após fazer algumas para amigos e ser bastante elogiada, resolvi criar meu próprio blog e trabalhar com isso, assim posso me movimentar, ganhar um dinheiro e curtir meu bebê. Faz pouco tempo que pratico isso profissionalmente em casa, mas fiz faculdade de design, trabalhei como projetista e sempre tive muito prazer em tudo isso.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Antes de ter o Pietro, trabalhava como projetista em uma empresa de locação de móveis. Amava o que fazia, por incrível que pareça gostava muito de sair todos os dias para ir trabalhar, ter minha rotina de deveres, conviver com outras pessoas, sair para almoçar... Mas depois do Pietro tudo ficou diferente. Eu e meu marido resolvemos que me dedicaria pelo menos aos primeiros anos da vida dele, afinal ele precisa muito de mim. O Pietro é uma criança especial, portador da Síndrome de Down e pratica semanalmente sessões de fisio, fono e terapia ocupacional, onde sempre estou junto.
O trabalho que desenvolvo hoje em casa me dá prazer, e me permite realizar o que mais gosto.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A dificuldade que senti até o momento foi apenas montar um cronograma diário para que dê tempo de ficar com meu bebê, fazer minhas criações e também os serviços do lar.

Qual o lado bom e o lado ruim?
O lado bom sem dúvidas e estar perto do Pietro sempre. O lado ruim "ainda" é não ter atingido o salário que tinha trabalhando fora e registrada.

O que é empreendedorismo materno para você?
É me dedicar profissionalmente mesmo sendo MÃE!

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Pelo mesmo motivo: o prazer de acompanhar cada passinho de nossos pequenos.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Super positivo. Quem nunca sonhou em ter tudo que deseja? E dessa forma, temos!

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Sim, desde que se consiga realmente conciliar os dois.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Se esforce, pois sempre haverá a recompensa, e a maior delas é poder ser Mãe, profissional e mulher.

Gostou do trabalho da Claudia?
Entre em contato com ela!
Cláudia Nevacchi
Adorável Design
 (11) 9978-1295      

Nenhum comentário:

Postar um comentário