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Quando ser mãe vira um bom negócio
Transformar a maternidade em empreendedorismo é tendência
Alessandro Shinoda/Folhapress
Roberta Martinho, com sua filha Pietra, criou um serviço noturno de babá
LEONARDO CALVANO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
O equilíbrio entre a vida profissional e o papel de mãe ainda é uma busca incessante para a maioria das mulheres que decide ter filhos. Mas há quem encontre na maternidade a chave para unir as duas coisas.
Elas são as "mompreneurs", corruptela de "mom" (mãe) e "entrepreneur" (empresário). O termo é utilizado nos países de língua inglesa para definir o empreendedorismo feminino, que, seja por necessidade ou por oportunidade, é um fenômeno crescente em todo o mundo.
No Brasil, a maior parte dos empreendedores ainda é de homens, mas a tendência é de crescimento entre as mulheres. Segundo dados da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) de 2009, 26,3% dos empregadores no país são mulheres.
Entre os novos negócios, no entanto, a porcentagem de mulheres é quase igual à de homens. Das empresas abertas em 2011, 48,62% têm mulheres à frente, aponta uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em conjunto com o IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade) para a organização internacional GEM (Global Entrepreneurship Monitor).
Não existem estudos que apontem quantas dessas mulheres são mães. Mas esse número deve ser significativo, afirma Tales Andreassi, coordenador do FGVcenn (Centro de Novos Negócios da FGV), uma vez que "o empreendedorismo permite à mulher conciliar a carreira com os cuidados com os filhos".
"A carreira não foi preterida, apenas ganhou uma nova forma. Trabalhando em casa ou em escritórios adaptados para receber os filhos, elas simplesmente romperam com os trabalhos-padrão para desempenhar a função de mãe", diz a consultora Michelle Prazeres, 33, do blog Empreendedorismo Materno (www.emprendedorismomaterno.blogspot.com.br).
"Trabalhar em casa para economizar tempo de deslocamento e ter flexibilidade de horário passou a ser uma condição básica pra mim", diz a jornalista e consultora Daniela Buono, 38, uma das sócia-fundadoras do site Cia das Mães. "Esse é um movimento cada vez mais forte e um sinal do surgimento de um novo perfil de mãe", acredita Buono, que se inspirou nas filhas Clara, 7, e Bebel, 4, para criar sua empresa.
'Mompreneurs' conectam-se na net
Mães empreendedoras trocam experiências e lançam produtos por meio de blogs e sites
COLABORAÇÃO PARA FOLHA
Conectadas no mundo digital, essas mães aproveitam as ferramentas tecnológicas para desenvolver e viabilizar suas ideias. Na rede, trocam experiências com outras mulheres que pretendem ou já se tornaram "mompreneurs".
Sites e blogs oferecem informações, serviços, dicas e produtos que podem semear o empreendedorismo.
Em 2010, a Cia das Mães trouxe para o mercado esse conceito. A empresa, que começou como uma loja virtual, conta com um canal de blogs, serviços interativos, compras coletivas e realiza eventos presencias para o segmento.
"Saí em busca de alternativas e descobri mulheres na mesma situação que eu. Veio a inspiração de reunir as mães empreendedoras brasileiras e criar um site", conta Daniela Buono, 38. Ela e as sócias (e também mães) Roberta Marcinkowski e Katia Raele administram o site.
PROJETO DE MÃE
Uma das participantes dessa rede na Cia das Mães é a Lorota, grife de objetos lúdicos para crianças.
A artista plástica Juliana Coutinho Calheiros, 29, e a designer Karen Zlochezsky compartilhavam uma vontade comum: reorganizar a vida profissional em torno do projeto de ser mãe.
"A maternidade existe em nossas vidas há sete anos e, a Lorota, há três. Nós duas tínhamos o desejo de ter uma vida profissional sem abrir mão do convívio com as crianças. Por isso, foi espontânea a ideia do projeto", conta a artista plástica.
Para se organizar, as sócias marcam encontros durante a semana. Além disso, o escritório também "acontece virtualmente", pois grande parte da exposição da marca e da demanda acontecem pela internet.
A consultora Michelle Prazeres, 33, criadora do blog Empreendedorismo Materno, oferece serviços semelhantes.
Seu espaço virtual segue o conceito da Cia das Mães. A página promove campanhas para as "mompreneurs", além de dar dicas.
"Um dos pontos das nossas campanhas é o de valorizar o trabalho dessas mulheres e oferecer orientações para quem deseja começar", afirma Prazeres.
LOROTA
Loja de produtos infantis
www.lorota.com.br
TARDES NO QUINTAL
Oficinas de arte para crianças
www.maumaugaleria.blogspot.com.br
NONINO
Marca de roupas infantis
giulianafoti@gmail.com
BOBBABÁ
Serviço de babá com espaço próprio
robertamartinho@gmail.com
CIA DAS MÃES
Loja virtual e agregador de blogs sobre maternidade
www.ciadasmaes.com.br
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