sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Daniela, da Cia das Mães: empreendedorismo deve ser escolha e não única opção

Daniela com as filhas Bebel e Clara
Daniela Buono é mãe de Clara (6) e de Bebel (3), jornalista e idealizadora do site Cia das Mães. É responsável pelo marketing, publicidade e comunicação da empresa, que é um verdadeiro caso de sucesso do mundo do empreendedorismo materno: três mães e sócias reunidas em um negócio para apoiar, divulgar e reunir em rede outros negócios maternos. Melhor e mais apropriado e necessário, impossível!

Ela trabalha ao lado de Roberta Marcinkowski (mãe de Julia, violista, responsável pela área comercial, logística e de relacionamento com o cliente) e Kátia Raele (mãe de Gabriela e Mariana, advogada, responsável pela gestão financeira e jurídica da empresa).

Em entrevista ao nosso blog, Daniela dá uma verdadeira aula sobre empreendedorismo, com informações e dicas imperdíveis. Uma delas é a de que “é muito importante fazer um acordo muito claro com o marido ou família sobre a decisão de romper com a carreira e ficar sem receita durante um tempo, porque se o negócio demorar pra decolar, você pode cair numa arapuca: largou tudo para harmonizar a família e criou um problema familiar maior, que acaba desestabilizando totalmente a vida familiar”.

Confira a seguir outros conselhos importantes e tudo que Daniela nos contou sobre o fenômeno do empreendedorismo entre mães.

* Com informações do site Cia das Mães.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
Daniela: Somos três sócias. Nossa motivação principal foi buscar uma alternativa de trabalho que permitisse uma flexibilidade maior de horários para estar mais perto dos filhos. E também da vontade de reunir, divulgar e fortalecer, estimular e apoiar novos negócios maternos, porque existem milhões de mães empreendedoras por aí desenvolvendo produtos e serviços muito bacanas, mas cada uma com seu blog, desconhecidas e perdidas pela internet.

Em abril de 2010, a ciadasmães lançou o conceito 'mães empreendedoras' no Brasil e trouxe ao mercado um canal único para gestantes e mães na internet que reúne, no mesmo site, os produtos, serviços e conteúdos mais criativos e autorais do segmento.
Sintonizada com o movimento da maternidade ativa, tendência feminina mundial onde as mulheres resgatam sua capacidade de protagonizar as decisões a respeito de seus corpos, de sua saúde e do desenvolvimento de seus filhos, a ciadasmães propõe que as mães passem mais tempo perto de seus filhos e por isso questiona as condições de trabalho da mulher que têm filhos e incentiva o crescimento de pequenos negócios de mães empreendedoras. a empresa, que começou como uma loja virtual, hoje conta com um canal de blogs, serviços interativos, compras coletivas e realiza eventos presencias.

A ciadasmães está crescendo aos poucos e caminhando para ser a primeira e mais completa plataforma digital brasileira a abranger comércio, conteúdo e relacionamento no segmento de maternidade e primeira infância.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Eu sou jornalista e trabalhei mais de dez anos com produção e direção de vídeos empresariais. Era corrido e com muitas horas fora de casa e muita pressão com prazos para entregar (virando noites e tudo mais....). Hoje continuo trabalhando muito, mas em casa, sem trânsito, sem perder tempo. Faço pausas durante o dia no trabalho que acompanham a rotina delas (refeições, banho e cama) e trabalho no turno da noite para compensar.

Já realizei a parte do desejo de trabalhar sendo dona do meu próprio horário, dos meus próprios compromissos, mas ainda tem muito chão pela frente.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe? Qual o lado bom e o lado ruim?
Dá muito trabalho criar filhos e uma empresa ao mesmo tempo, é heróico! E a sociedade está de olho em você: será que ela vai conseguir? Não é fácil, mas é muito saudável para mães e filhos! Vale à pena se empenhar!

O que é empreendedorismo materno para você? Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Depois de garantir uma nova posição na sociedade e no mercado de trabalho, as mulheres urbanas do século 21 desejam novos padrões de qualidade de vida. Querem amamentar mais tempo, estar mais perto de amigos e familiares, trabalhar com horários flexíveis e resgatar antigos rituais de cultura - como cozinhar, costurar, fazer com as próprias mãos e, principalmente, cuidar, elas mesmas, de seus filhos, exercendo uma maternidade mais ativa.

Há cerca de uma década, a opção das mulheres por trabalhar em casa após o nascimento dos filhos é tendência nos EUA, Canadá, Reino Unido e outros países da Europa e da Ásia. As ‘work-at-home-moms’ viraram categoria social, mas como não encontraram nas empresas abertura para trabalhar no formato home-office, acabaram se arriscando em seus próprios negócios. Foi assim que as ‘wahms’ viraram 'mompreneurs' (mom
= mãe + entrepreneurs = empreendedoras).

As ‘mompreneurs’ são bem descoladas e aparecem no mercado principalmente através da internet e redes sociais, como escritoras, blogueiras, estilistas, crafters, fotógrafas, webdesigners, consultoras em negócios, stylists, assistentes virtuais, planners de eventos, enfim, elas trabalham com o que gostam (geralmente em áreas ligadas à maternidade e infância), criam os filhos mais de perto, lançam moda, produzem riqueza e com alguma resistência começam a ser reconhecidas pelo mercado.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
É positivo no sentido de ser mais uma alternativa para as mulheres que buscam um esquema de trabalho que lhes permita também a realização como mães. É negativo se for a única maneira possível de conciliar maternidade e trabalho.

Um dos papeis do movimento do empreendedorismo materno é também questionar as condições de trabalho de mulheres e homens do mundo moderno, colocar em evidência as transformações necessárias que precisamos alcançar, em termos de direitos trabalhistas e da cultura corporativa - que ainda valoriza muito a presença do funcionário full time no local de trabalho - para que seja possível trabalhar e se dedicar à família sem prejuízos em nenhum dos lados. O empreendedorismo materno deve ser uma escolha e não a única opção.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Se o negócio prosperar e trouxer o sustento necessário à família, sim. É um sonho maravilhoso!

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Pesquisar muito a área do mercado em que irá atuar, estudar, fazer cursos, planejar gastos, conversar com outras mães empreendedoras para saber se tem perfil, saco e condições para começar um negócio porque não é fácil.

No nosso blog "mães de negócios" tem o cadastro para uma lista de discussão que reúne mais de 120 mães aspirantes e empreendedoras.

Lá também tem bastante conteúdo útil pra quem está começando a pesquisar o assunto.

Gostou do trabalho da Daniela?
Entre em contato com ela!
tel.:             +55.11.3554-8246
atendimento ao cliente das 13:00 às 18:00
www.ciadasmaes.com.br
contato@ciadasmaes.com.br

Um comentário:

  1. Verdade!!! É super saudável ter e ser uma mãe empreendedora. Vivencio isso a cada dia e reafirmo que sim, sim, foi uma ótima ESCOLHA.

    Ótimo post e exemplo!

    ResponderExcluir