terça-feira, 3 de julho de 2012

Mães de primeira viagem, embarquem no programa da Silvinha!


Silvinha e Lis, de 2 anos
Silvia Faro é apresentadora de TV. Quando engravidou, correu atrás de todas as fontes de informação possíveis para se preparar para a maternidade. Encontrou muitas, mas segundo ela, as mais preciosas foram as informações compartilhadas com as suas amigas mães.  

Por que não, então, conciliar sua profissão com a vontade de fazer estas dicas tão valiosas chegarem para outras mães de primeira viagem? Foi movida por esta ideia que ela criou o programa “Mãe de primeira viagem”, que entrou no ar em outubro de 2010.

A mãe de Lis, de 2 anos, hoje, apresenta o programa e ainda atua na sua área em outros trabalhos. No entanto, segundo ela, com mais critérios. “Quando se tem um filho, pensamos primeiro nele no sentido de: como essa minha escolha vai afetar a vida do meu filho? Por isso o que mais mudou em relação ao meu trabalho foi o conceito de seleção e adequação, mas não o ramo em si”, conta.

Para Silvia, empreender é “a busca da liberdade com a tranquilidade, e estas de mãos dadas com a garra, a cara e a coragem!”. Uma mãe empreendedora, para ela, é aquela que tem a vontade de empreender, mas também a capacidade de “canalizar a criatividade pulsante” da maternidade.

Confira a entrevista que Silvinha concedeu ao nosso blog.
E entre em contato para conhecer mais o seu trabalho.

Programa de internet “Mãe de primeira viagem”

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Quando começou?
Silvia: Durante a gestação, meu envolvimento e interesse pelo assunto me incentivaram a buscar o máximo de informações disponíveis em livros, revistas, sites relacionados, participações em cursos e palestras para gestantes. Tudo em busca de uma preparação adequada e correta para a chegada da minha tão amada Lis. Mesmo com toda a informação disponível, as conversas tidas com as “amigas mães”, que viveram esta grande transformação, foram sem dúvida determinantes e onde mais pude aprender e vivenciar um pouco o que estava por vir!
O Projeto Mãe de Primeira Viagem entrou no ar na internet em outubro de 2010 e surgiu da necessidade em compartilhar essas descobertas, agora minhas. Procuro usar uma abordagem direta e descontraída. O programa concilia minha profissão (apresentadora) com meu amor à maternidade, dividindo meus conhecimentos adquiridos, passando conforto e tranquilidade para as futuras mamães.
Mãe de Primeira Viagem é um programa de no máximo cinco minutos idealizado, produzido e apresentado por mim.
O programa é voltado para gestantes, pais, familiares e interessados nos assuntos relacionados à chegada de um bebê, cuidados com a mãe, dicas e sugestões vividas por mim de forma descontraída, próxima e divertida. Não tenho objetivo didático e não pretendo mostrar a fórmula do certo ou errado. O programa é como um bate-papo entre amigas!
Atualmente está disponível no You Tube (youtube.com/silvinhafaro), no meu site (silvinhafaro.com.br) e possui twitter (@maeprimeira) e pagina no Facebook!

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Continuo trabalhando e atuando na minha área, porém agora com muito mais critério e cuidados. Quando se tem um filho, pensamos primeiro nele no sentido de: como essa minha escolha vai afetar a vida do meu filho? Por isso o que mais mudou em relação ao meu trabalho foi o conceito de seleção e adequação, mas não o ramo em si. 
Ainda não realizei o que quero ao criar o programa. Falta crescer, atingir mais diretamente o público, fazer parcerias que beneficiem não só o programa em si, mas seu conteúdo para os telespectadores (ou melhor os web-espectadores) e, claro, poder quem sabe, viver financeiramente desse meu projeto.
  
Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Tempo! Você não quer abrir mão de ficar com seu filho e ao mesmo tempo tem a necessidade de se realizar profissionalmente. As duas coisas são importantes, pois um equilíbrio entre elas deixará a mãe feliz e uma mãe feliz é mais saudável para o filho e para todos a sua volta!
As facilidades é que você tem o maior estímulo do universo para fazer com que tudo se ajeite! Um filho é uma luz na sua vida que te motiva a fazer sempre o melhor e da melhor forma possível!
  
Qual o lado bom e o lado ruim?
O bom é fazer o que você quer, do seu jeito com a sua cara. O ruim é que tudo depende de você!
  
O que é empreendedorismo materno para você?
É a busca da liberdade com a tranquilidade, e estas de mãos dadas com a garra, a cara e a coragem!

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Sem dúvida para ficarem próximas da cria.
  
Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Obviamente positivo. A maternidade é por si inspiradora e empreender é canalizar essa criatividade pulsante.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Organização, planejamento e estratégias de ação.

Gostou do trabalho da Silvia?
Entre em contato com ela!


Um comentário: