quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ana Paula: futura mamãe, mas já uma empreendedora!


Ana Paula Custódio Yoshida está no oitavo mês de sua gestação. Mas já se considera uma mãe empreendedora! O empreendedorismo, para ela, está em seu sangue, em seu DNA. Crafter e dona de um ateliê que leva o seu nome, ela vende suas peças para o Brasil e para toda a Europa. O negócio começou quando ela se mudou para a Inglaterra e só cresce com o passar do tempo.

Com a chegada da sua filha, ela sabe que sua vida vai mudar, mas espera poder se dedicar ao trabalho com flexibilidade. “Haverá dias em que terei que me dedicar integralmente a ela, mas acredito que a criança tem que entrar no seu mundo e não o contrário. Tenho muitas amigas que conseguem conciliar sua rotina profissional com a vida de mamãe então, comigo espero que não seja diferente, vou trabalhar pra que isso não aconteça”, diz.

Ana Paula acredita que as mães que empreendem objetivam estar mais perto de seus filhos “afim de não delegar a terceiros sua responsabilidade de educá-los e de acompanhar de pertinho seu desenvolvimento”.

Ser empreendedora, para ela, é acima de tudo ser persistente. Por isso, ela deixa como dica: Não desista! Porque, para ela,empreender é “acreditar no que os outros desacreditam, é ver o que os outros não veem, é ser o que os outros não são, é fazer o que os outros não fazem e acima de tudo é fazer com amor sem visar única e exclusivamente obter lucro financeiro, pois o dinheiro é uma consequência daquilo que você faz por prazer, até porque na maioria das vezes o lucro demora para vir e se você trabalha só com esse objetivo certamente lhe faltará paciência para esperar a hora certa de colher os frutos”.

Em entrevista ao nosso blog, Ana Paula nos brinda com outros momentos de sabedoria. Leia a entrevista abaixo.

Gostou do trabalho da Ana Paula?
Entre em contato com ela!
Ateliê Ana Paula Yoshida

Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Quando começou?
Ana Paula: Sou crafter, tenho 29 anos e moro na Inglaterra com meu esposo. Faço artesanato há pelo menos uns 15 anos, mas como uma atividade paralela à minha vida profissional, porém sempre tive vontade de fazer deste hobby  minha atividade principal.
A vontade de empreender é presente no meu DNA, faz parte de mim empreender. A minha primeira experiência foi à frente da minha empresa de Organização de Eventos Sociais em sociedade com uma prima. A empresa existiu por quase três anos, e tive que encerrar as atividades por conta da mudança para a Inglaterra, mas desistir da empresa não significava desistir dos meus sonhos. Parecia que lá no fundo eu sabia que o meu perfil empreendedor não me deixaria quieta por muito tempo aqui ou em qualquer lugar do mundo.
A mudança de país me fez entrar em uma rotina completamente diferente. Se antes eu não tinha tempo disponível para dedicar-me ao artesanato, hoje eu o tenho e na primeira oportunidade passei a aproveitar e explorar o mercado e o mundo que estavam ali diante de mim só esperando um primeiro passo. Não demorei muito, e comecei a colocar em prática as técnicas aprendidas no Brasil. Fiz várias peças e fui expor em um mercado de artesanato em Londres junto com uma amiga que me ajudou muito já que até então meu inglês não estava tão bom a ponto de comunicar-me, porém isso não foi um obstáculo, fui mesmo assim e me comunicava como dava.
O próximo passo foi manter a loja online que tenho no Brasil e abrir outra para vender para a Europa. Tirei fotos dos meus produtos e os divulguei na internet. Passado pouco tempo, veio a minha primeira venda para a Itália. Fiquei muito feliz, pois aquilo significava muito mais do que uma simples operação comercial: era a viabilização de um sonho que se tornava realidade.
Ainda não satisfeita, resolvi enviar fotos dos meus trabalhos para revistas de artesanato do Reino Unido e poucos meses mais tarde, duas dessas revistas publicaram meus trabalhos.
A partir de então, o reconhecimento e o resultado foi apenas uma questão de tempo: aquilo que pra mim até então era apenas um hobby passou a ser minha atividade profissional e hoje recebo pedidos do Brasil e da Europa toda o que me faz sentir-me ainda mais feliz.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Antes eu dava aulas o dia todo, saía de casa bem cedo e voltava no final da tarde. Hoje eu trabalho na minha casa. Pela manhã, acesso meus emails, atualizo meu blog, minhas lojas e minha página na rede social. Quando tenho que fotografar alguma peça, faço isso ainda durante o dia para aproveitar a luz natural. Durante o dia, administro minha rotina de dona de casa e de futura mamãe cuidando das coisas do enxoval da minha filha. Procuro agendar as consultas médicas para o período da manhã também para deixar meu dia livre. À tarde, após o almoço, vou ao mercado quando precisa e na volta me dedico às encomendas. Aí, só paro à  noite para cuidar do jantar.
Depois que minha pequena nascer, minha rotina sofrerá algumas mudanças, haverá dias em que terei que me dedicar integralmente a ela, eu sei, mas acredito também que a criança é quem tem que entrar no seu mundo e não o contrário. Tenho muitas amigas que conseguem conciliar sua rotina profissional com a vida de mamãe então, comigo espero que não seja diferente, vou trabalhar pra que isso não aconteça, pois antes de ser mãe eu sou um ser humano que também preciso do meu tempo, do meu espaço e da minha rotina.

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
O principal motivo que me fez acreditar que dedicar-me ao meu ateliê seria o caminho mais certo a ser seguido, foi justamente a vontade de ser mãe. Pois acredito que trabalhando por conta própria teria mais flexibilidade para administrar minha rotina de empreendedora, de mãe e esposa sem deixar de exercer nenhum dos três papéis.

Qual o lado bom e o lado ruim?
Quando a gente faz o que gosta não vê lado ruim e sim pontos que precisam ser melhorados. A rotina é flexível então com o passar do tempo nós temos que adaptá-la a nossa realidade.

O que é empreendedorismo materno para você?
É ser mãe, ser esposa, ser dona de casa e jamais deixar de ser MULHER!

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
As mamães que estão em busca de ser empreendedoras visam principalmente estar mais perto de seus filhos a fim de não delegar a terceiros sua responsabilidade de educa-los e de acompanhar de pertinho seu desenvolvimento. Trabalhar em casa ou por conta própria pode ser o caminho, porém se a mulher não souber organizar-se é possível que acabe se perdendo na rotina deixando de lado a vida profissional.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Para a minha vida eu acho super positivo, pois fiz a escolha consciente e de comum acordo com o meu esposo e isso faz toda diferença na hora de dividir a responsabilidade do dia a dia. Acredito que toda mulher tem o direito de fazer suas escolhas e o dever se assumi-las!

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Com certeza! Ser mãe é mais um papel na vida de uma mulher, não acho que devemos deixar de lado a carreira para ser mamãe e vice e versa, a não ser que isso seja seu desejo e te faça mais feliz.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Ser empreendedora é acima de tudo NÃO DESISTIR JAMAIS. É acreditar no que os outros desacreditam, é ver o que os outros não veem, é ser o que os outros não são, é fazer o que os outros não fazem e acima de tudo é fazer com amor sem visar única e exclusivamente obter lucro financeiro, pois o dinheiro é uma consequência daquilo que você faz por prazer, até porque na maioria das vezes o lucro demora para vir e se você trabalha só com esse objetivo certamente lhe faltará paciência para esperar a hora certa de colher os frutos.



Um comentário:

  1. Obrigada pelo carinho!! Adorei a entrevista! Sucesso pra vcs!!
    Um grande beijo!
    Ana

    ResponderExcluir