terça-feira, 22 de novembro de 2011

Dona do próprio negócio: não planejar a abertura da empresa é um dos erros mais cometidos

Confiram estas dicas do site Bolsa de Mulher.

Reproduzo a íntegra da matéria abaixo.

Segundo uma pesquisa realizada pela GEM 2010 (Global Entrepeneurship Monitor), no Brasil 49,3% das empresas de até três anos de existência são comandadas por mulheres. Mas antes de pensar em ter o próprio negócio é preciso entender quais são os erros mais cometidos por estas empreendedoras, para não repeti-los.


Não criar um plano de negócio é um dos deslizes mais comuns cometidos por mulheres. Ana Lúcia Fontes, diretora da Rede Mulher Empreendedora, afirma que o plano é muito cansativo, porém simples de fazer. Ele nada mais é do que uma pesquisa de mercado. Há site que auxiliam na elaboração do plano, é o caso do Sebrae.


Há quem idealize muito o espaço físico e se esqueça da ideia. “Isto é, a mulher acaba sonhando muito em ser dona do negócio, deixando de lado o trabalho. Fica preocupada em escolher o ambiente, o escritório, a cadeira etc. e se esquece do modelo de negócio”, diz Ana Lúcia. Outro item da lista é a desconfiança. As jovens empreendedoras não dividem suas ideias com outras pessoas. “É sempre bom ouvir opinião de quem está de fora, divida seus anseios”, recomenda a diretora.


Contar com experiências anteriores é sempre bom, porém não basta. Ana Lúcia lembra que embora as atividades em multinacionais tenham ajudado bastante na hora de comandar a sua empresa, só isto não bastou. “É preciso se preparar, estudar bastante. Empreender é diferente de trabalhar em uma grande empresa”, comenta Ana. Outra dica dada pela diretora é eleger alguém para ser seu mentor. Esta pessoa não será alguém que te dará ordem, mas, sim, irá te orientar e aconselhar quando necessário.


Misturar finanças pessoais e empresariais é um erro que pode custar o sucesso do negócio e o mesmo vale para as contas. Ana Lúcia recomenda que evite dívidas junto aos bancos e que se mantenha uma reserva de sobrevivência. “Muitas mulheres acham que a empresa vai começar a dar lucro já a partir do terceiro mês, as coisas não são assim”, afirma a diretora.


Quem deseja um sócio deve escolhê-lo por competências, não por amizade. “É preciso que se deem bem, mas só isso não basta”, alerta Ana Lúcia. Escolher funcionários de forma errada pode ser outro empecilho para sua empresa chegar ao sucesso. “O mercado está muito competitivo, isto faz com que seja difícil manter o funcionário. Como resultado elas acabam contratando parentes e amigos, prejudicando a empresa”, afirma Ana.


O trabalho em equipe é sempre mais vantajoso, se comparado ao individual. Cuidado para não criar vínculos muito próximos, isso pode dificultar decisões profissionais.

LEIA TAMBÉM:

Donas do próprio negócio - Empreendedorismo feminino no país está entre os maiores do mundo

Plano de negócios - Veja como fazer um planejamento para abrir a sua própria empresa

Nenhum comentário:

Postar um comentário