segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Mercia exerce a maternidade com arte e solidariedade

Mercia Nelly é mãe de Edelsio Vitorio, de 3 anos e idealizadora do Recanto Mãe Coruja. Ao engravidar, ela disse ter descoberto uma mulher que estava adormecida. Fisioterapeuta de formação, mudou radicalmente sua forma e seu campo de trabalho e passou e se dedicar ao Recanto, um trabalho totalmente social. Em paralelo, deu início a uma iniciativa com artesanato e arteterapia, que passou a realizá-la profissional e financeiramente.

Hoje, ela faz o curso de doula pós-parto na ONG Amigas do Parto e oferece consultorias via internet para mães. Além disso, faz lembrancinhas de maternidade e aniversários e ministra oficinas de artesanato aos fins de semana com seu marido. Mãe-trabalhadora 24 horas ligada, Mercia dá uma dica para outras mães que desejam empreender: encarar e vencer seus medos, fazendo deles seus aliados.

Mercia com o filho e o marido
Confira a história de Mercia na entrevista reproduzida na íntegra abaixo. 

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: como surgiu, por que, com qual motivação, a partir de que... 
Mercia: Sou fisioterapeuta há sete anos, trabalhei muito na área em empresas, com fisioterapia preventiva. Acho que veio daí a minha vontade. E também, porque gosto de ajudar, formar e fazer parte de grupos... Sempre trabalhei como voluntária em hospitais e organizações não governamentais. Daí veio minha pesquisa com gestantes... é aqui que começa minha história  no mundo materno... comecei - antes de ser mãe – a atender gestantes com drenagem linfática e acompanhamento em alongamentos. Depois disso, fui morar fora do pais e, Madri. Trabalhei fora da minha área, mas foi quando conheci mães que se uniam para discutir maternidade. O grupo se chama Mulheres empreendedoras de Madri, iniciativa linda de duas brasileiras. Me envolvi muito com elas, mesmo não sendo mãe. Voltei para o Brasil e comecei a fazer algumas atividades que sempre me encantavam, como a dança, para entender melhor meu corpo. Nesta mesma época, comecei a fazer artesanatos, pois voltei sem emprego e sem dinheiro. Fazia lembrancinhas, quadros em MDF e me apaixonei. Sempre fui apaixonada por arte em especial o mundo da arte de decoração e arquitetura.
Comecei a fazer dança de salão por prazer e também para me conhecer. A dança é apaixonante. E foi na dança que conheci meu marido. Desde aí, nasce uma nova história. Depois de seis meses, descobrimos que estávamos grávidos. No começo, foi muito difícil, pois nem eu nem ele estávamos estabilizados e nem esperando, mas unimos forças e encaramos esta nova etapa. Com amizade e confiança do meu marido e a chegada do nosso anjinho, me transformei em uma mãe uma mulher que estava adormecida.
A jornada de mãe e profissional no começo foi difícil. Tive depressão, pois achei que ia voltar logo a trabalhar. Parei de estudar (na época da gestação fazia curso técnico em dança e resolvi trancar). Depois da depressão, criamos um grupo de maternidade: o Recanto mãe coruja, que hoje vem colhendo frutos do seu desenvolvimento. Este trabalho é totalmente social. Muitas pessoas me perguntam como vivemos. O artesanato veio junto nesta jornada. Cada dia, aumentando os pedidos e me virando daqui e dali. Hoje, vejo como ele cresceu e tomou outro rumo com mais foco. Trabalhamos hoje mais com oficinas em festas, pois vi que com lembrancinhas apenas, não conseguia me adaptar com os horários e encomendas para conciliar com o crescimento do meu filho.
E esta estratégia vem dando certo. As oficinas nas festas e lojas estão se tornando cada vez mais comuns. Um nova área para quem quer iniciar com o artesanato e a arteterapia.

Blog EM: Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Mercia em ação, nas oficinas do Recanto Mãe Coruja
Mercia: Meu trabalho antes era em função da minha formação como fisioterapeuta. Depois da maternidade, me adaptei e vi que só me acrescentou... amadureci minhas idéias e por isto, colhi novos frutos. Estou realizando a cada dia mais meus objetivos. Não é fácil, mas acredito no trabalho com amor e passo de formiga sempre observando apreendendo e inovando.

Blog EM: Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Mercia: Para mim, a maior dificuldade é o tempo quando eles vão crescendo. Meu filho não vai à escola ainda por opção, e não sou muito de rotina, mas tive que colocar alguns horários de brincadeiras, comidas e dias que saímos e ficamos eu e ele. Quando vou atender na área como fisioterapeuta, minha mãe ou meu marido ficam com ele. Quando tenho encomenda de artesanatos, faço quando ele dorme ou com ele no sling ou ao meu lado. Facilidades são muitas, como estar presente sempre e a adaptação, que acaba sendo uma nova inspiração

Blog EM: Qual o lado bom e o lado ruim?
Mercia: Não existe lado ruim e sim as dificuldades por não sabermos entender às vezes o que queremos como mulher profissional, pois quando isto aparece com clareza tudo fica ótimo e adaptável.

Blog EM: O que é empreendedorismo materno para você?
Mercia: Amar o trabalho como nosso segundo filho, aprender com o desenvolvimento dele suas fases e suas necessidades de cresce, mas na medida do seu tempo. Estar junto, curtir, mas ao mesmo tempo o medo da responsabilidade de estar tão junto: mãe, filho e trabalho...

Blog EM: Na sua opinião,por que as mães optam por este formato de trabalho?
Mercia:
Por perceberem que querem passar mais tempo com seu filho e também descobrir uma vida de possibilidades.

Blog EM: Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Mercia: Sim, mas temos que saber o que queremos, pois se não der certo, não devemos nos culpar e culpar o filho por esta nova empreitada. Não podemos culpá-los por ter “largado tudo”.

Blog EM: É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?

Mercia: Sim. Acredito que podemos caminhar para algumas profissões que nos facilitam a ficar em casa e cuidar de nossa família sem perder o lado profissional que tanto queremos. Estão se abrindo muitas oportunidades: mães blogueiras que hoje fazem de seu blog a sua profissão, mães costureiras, pintoras... minha curiosidade e estudo é que as mulheres no período pós-parto se descobrem e descobrem algo nelas que estava adormecido. E isto é lindo, ainda mais quando envolve ela seu filho e o marido. É o que acontece aqui em casa: eu meu marido e filho trabalhando juntos, cantamos, tocamos, pintamos e brincamos. Temos sim dificuldades, mas elas fazem parte da vida do ser humano aqui na terra.
Blog EM: Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Mercia: Encarar o medo como seu amigo e enfrentá-lo, pois ele te mostrará sua verdade e seus princípios e para onde será seu caminho. Curta o máximo desse momento mãe-trabalho-filho, com ele puxando os fios do computador quando está escrevendo, escrever quando está amamentando (no meu caso, pintando também), parar o trabalho várias vezes e depois ter que retornar. É engraçado como damos conta e somos adaptáveis. Estas formas e correrias nos fazem o instinto de sobrevivência renascer...

Gostou do trabalho da Mercia?
Entre em contato com ela!
http://artesoesdoninho.blogspot.com/
recantomaecoruja.blogspot.com            (11) 9158-9390 begin_of_the_skype_highlighting            (11) 9158-9390      end_of_the_skype_highlighting      end_of_the_skype_highlighting    ou 2361-8203

Um comentário:

  1. Pensar que acampamos juntas quando tínhamos 15 anos e hoje nos reencontramos nessa vida materna! Vida doida. rs

    ResponderExcluir