sábado, 6 de agosto de 2011

Inspire seu lado empreendedor em 10 locais da cidade de São Paulo

Reproduzo abaixo texto do Administradores.com

Sobre este assunto, leia também: Comportamento empreendedor

Como se constrói uma verdadeira alma empreendedora? Experiências profissionais, cursos e formação acadêmica não são as formas de arquitetar e manter o espírito empreendedor.
No Pensando Grande já falamos sobre livros e até mesmo filmes que, ao mesmo tempo que relaxam e divertem, inspiram seu lado empreendedor. Assim como experiências profissionais, toda a bagagem cultural que a pessoa adquire na vida impacta em seu desempenhocorporativo, afinal de contas, uma boa vivência cultural se torna base para tudo.
Se você é de São Paulo ou vai visitar a cidade e quer aprimorar ainda mais seu lado empreendedor, nós listamos 10 lugares da capital paulista que, de alguma forma, despertam criatividade, aguçam oempreendedorismo, divertem e enriquecem ainda mais sua vivência.
Feira da Praça
Desde 1987, a praça Benedito Calixto, localizada em Pinheiros, recebe todos os sábado a Feira na Praça, uma feira que se tornou ponto de referência intelectual, cultural e que faz parte do calendário turístico e de lazer de São Paulo. Das 9h às 19h, a Feira na Praça é uma excelente oportunidade para você conhecer mais de 320 expositores com artesanato variado, obras de arte e de antiguidades. Além disso, é possível ampliar seu campo criativo e se inspirar em algum objeto para ter uma ideia inovadora.
Museu da Casa Brasileira
Pertencente à uma rede de 16 museus estaduais vinculada à Secretaria de Estado de Cultura, o Museu da Casa Brasileira guarda a memória da cultura doméstica de nosso país. Mobília dos últimos 400 anos da nossa história pertencem ao acerto do museu que conta ainda com exposições temporárias que são capazes de inspirar empreendedores e educar o senso estético. O Museu da Casa Brasileira fica localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Vila Olímpia. Confira preços e horário de funcionamento no site oficial.
Museu da Imagem e do Som (MIS)
Nunca antes a tecnologia caminhou a largos passos como agora. Ficamos, muitas vezes, perdidos diante dos lançamentos e os objetos adquiridos hoje, em poucos meses podem ser considerados ultrapassados. O MIS, que reabriu depois de uma reforma, veio justamente discutir a ruptura da tradição cultural através do acervo, LABMIS e agenda de exposições. A visita ao museu garante enriquecimento na criatividade e até mesmo adaptação das práticas de sua empresa tendo em vista o movimento do mercado tecnológico. O MIS fica localizado na Avenida Europa, 158 – Jardim Europa. Veja os horários de funcionamento e exposições vigentes no site.
Unidades do SESC
Localizado em vários lugares de São Paulo e do Brasil, o SESC é uma oportunidade excelente não só para apreciar as mostras, exposições e espetáculos vigentes, mas principalmente para conhecer pessoas e expandir o networking do empreendedor. Com atividades voltadas para todos os tipos de público, as unidades do SESC recebem, mensalmente, diversas opções de cultura e entretenimento além de áreas voltadas para alimentação, uma excelente ideia para uma reunião de negócios informal. Um passeio pelo SESC certamente despertará vários sentidos do empreendedor que pode acompanhar a programação completa e localizar a unidade mais próxima no site.
Rua 25 de Março e Sta. Efigênia
A Rua 25 de Março recebe visitantes do Brasil inteiro que buscam todo o tipo de produto a um preço reduzido, assim como a Rua Sta. Efigênia que se tornou um verdadeiro portal dos que buscam produtos eletrônicos. E de que forma esta visita é positiva para os empreendedores? É interessante detectar e analisar de que forma os lojistas vencem a barreira da concorrência. Outro ponto é com relação aos produtos vendidos. A diversidade de itens pode ser vir de base para quem quer lançar algum produto novo ou adaptar o que já existe. As duas ruas ficam próximas e estão localizadas na Sé, Centro de São Paulo. As lojas funcionam das 8h às 18h de segunda à sexta-feira e das 8h às 12h aos sábados.
CASA 92
Aparentemente é só mais uma casa localizada na região de Pinheiros, na zona oeste. Mas foi criado todo um conceito no interior do sobrado e que abriga uma festa diferenciada na cidade. A CASA 92 manteve todos os cômodos intactos – cozinha, sala, banheiro, quarto, jardim – e instalou em cada um deles um espaço para que as pessoas possam curtir uma noite única e com o conforto de casa. Se você sentir fome, vá até a cozinha e coma alguma coisa. Se você quer respirar um pouco de ar puro, sente em um banco do jardim e aprecie a noite. Quando a vontade de dançar apertar, se jogue em uma sala que contém além de uma cabine de DJ, quadros e tapetes. Este é o ambiente que inspira o empreendedor a buscar em coisas aparentemente simples como uma casa, uma forma de fazer negócios e se tornar conhecido pelo serviços exclusivoConheça mais sobre a CASA 92 e descubra de que forma sua ideia pode ser reconhecida.
Casinha Pequenina Miniaturas
Como converter um problema em negócios? As irmãs Mila e Adriana, portadoras do nanismo, perceberam que o que aparentemente era um problema, poderia ser um grande empreendimento. Foi assim que a Casinha Pequenina foi inaugurada no Shopping Eldorado. A loja, construída em tamanho pequeno, contém centenas de objetos em miniaturas confeccionados pelas duas irmãs. Adriana conciliou sua formação de artista plástica com a profissão de administradora de Mila e fazem sucesso no Brasil inteiro. Como as irmãs mesmo dizem, são miniaturas vendendo miniaturas. Elas são a prova de que você pode ser pequeno, mas nada impede grandes pensamentos. Visitar a loja inspira pela delicadeza dos detalhes e pela parceria das duas irmãs que superaram o preconceito e fizeram dele seu negócio próprio.
Galeria do Rock
Muitas são as histórias de empreendedores que possuem um negócio na Galeria do Rock, localizada no Centro de São Paulo. Conhecida por reunir todos os tipos de tribo, a galeria é uma oportunidade para conhecer lojas que vendem itens direcionados aos jovens e até mesmo aos mais velhos, desde toy arts até roupas, adesivos e piercings. O local já foi cenário de novelas, movimentos culturais e abriga a Drump, loja do empresário Alexandre Cordeiro escolhida para participar do Extreme Makeover 2011. Vale a pena conferir a variedade de objetos e conversar com os donos de lojas para conhecer suas experiênciasdificuldades e, principalmente, sucessos profissionais.
Feira de Arte e Artesanato de Embu
Se você quer passar um domingo diferente e ainda por cima ter ideias para seu negócio, vale a pena visitar a Feira de Arte e Artesanato, que fica na cidade de Embu, vizinha à São Paulo. O Desde 1969, artesões e artistas plásticos expõe suas obras, atraindo não só a vontade de comprar do público, mas também a admiração por tamanho cuidado na confecção das peças. A visita proporciona inspiração criativa e até mesmo de vendas, uma vez que estes expositores adquiriram a prática de vendas sozinhos. A feira atrai também profissionais de decoração que encontram móveis rústicos e exclusivos. Conheça um pouco mais sobre esta feira e programe uma visita.
Mercado Municipal
As atrações do Mercado Municipal de São Paulo dispensam qualquer tipo de delongas. Conhecido pela enorme variedade de alimentos, o local serve de inspiração para os empreendedores que buscam um diferencial na gastronomia. Esta variedade pode inspirar aqueles que desejam ter um restaurante ou loja de alimentos, mas que precisam de produtos e receitas diferentes. A experiência explora todo os sentidos – tato, olfato, paladar, audição e visão -, ativando áreas sensoriais que refletem em ações empreendedoras.
Além destes locais, São Paulo abriga uma gama muito grande de museus e exposições que recebem periodicamente mostras que despertam o lado empreendedor, incentivam a interaçãointerpessoal e o aculturamento das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário