domingo, 31 de julho de 2011

Coaching: um processo de auto(re)conhecimento

Foram dois dias de reflexões profundas. Estive presente no Workshop de coaching para mulheres promovido pela Anna Marcia Gallafrio, do Natural Coaching.

O workshop, segundo Anna Marcia, é um convite à reflexão e ao autoconhecimento. E, de fato, é isso que acontece. Com dinâmicas e ferramentas próprias e uma metodologia leve e ao mesmo tempo eficaz de conduzir as discussões, a facilitadora promove reflexões ricas e profundas sobre a vida das participantes, seus modos de se relacionar com outras pessoas, com o mundo e consigo mesmas.

A expectativa é de que as participantes consigam atingir o estado de vigilância psicológica que é objetivo do processo de coaching. Claro que nada é automático, vai ser preciso muito tempo para digerir tanto aprendizado...

Mas o que ficou marcante pra mim – que fui apresentada ao coaching nesta ocasião e já me apaixonei - foi a possibilidade de o auto(re)conhecimento permitir que você se antecipe a seu modo de agir “padrão” e fuja dele em situações que isso pode te sabotar.

Para chegar a isso, trabalhamos questões como comunicação, valores pessoais, estados de ego e gestão de mudanças, passando pela interessante discussão de “quem é o seu sabotador”?

A vigilância deflagrada pelo processo de coaching pode ajudar especialmente em momentos de mudança e tomada de decisão. Por isso, a relação com a gravidez e a maternidade, que são momentos que, se vividos com intensidade, podem ser “gatilhos” de grandes, profundas e perenes transformações e conquistas, tanto internas quanto externas.

Em entrevista, Anna Marcia fala sobre esta relação entre o coaching e a maternidade. Ela afirma que a gravidez e a maternidade são momentos em que é comum a mulher olhar pra si e se repensar e por isso é comum também repensar o eixo profissional. “O coaching dá asas para este borbulhar e oportunidade para organizar as coisas e obter respostas sólidas, que venham da própria pessoa”, explica Anna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário