terça-feira, 19 de julho de 2011

Dicas para mães blogueiras

Bem simples e bacana este artigo do blog The Mom Entrepreneur.

Ele dá dicas para mães blogueiras organizarem e manterem seus blogs.

Fiz uma tradução livre com adaptações abaixo.

Vale observar que as dicas são gerais e que cada blog tem sua especificidade em função do seu tema ou objetivo.

Vale também dizer que a cultura de blogar muda também de lugar para lugar, em função do público e de outros aspectos relacionados ao propósito da sua publicação.

E além das dicas dadas pela autora, eu acrescentaria duas:
- Linke seu blog: crie janelas externas, para outros conteúdos. Na web, o segredo é se aninhar, encontrar seus círculos e circular!
- Divulgue seu blog: tenha perfis em redes sociais como o twitter, o Facebook e o Google+ e divulgue sempre os novos posts para seus grupos de amigos. Vale também divulgar o lançamento do blog em redes de temas correlatos ao da sua iniciativa.

Seguem as dicas de Stacey Agin Murray.

Programar-se: separe tempo na sua agenda e veja quantos dias por semana você vai conseguir postar. Tente manter a sua programação.

Fazer uma pauta: compile tópicos que você quer discutir em seu blog e determine quando escreverá sobre eles.

Divida o blog em sub-espaços: crie temas e subtemas para deixar seu blog mais útil. Dependendo do assunto do blog, pode ser melhor dividir em datas / períodos do ano.

Delegue: compartilhe a manutenção com colaboradores(as) e outros blogs de interesse e temas semelhantes e linke para seu blog.

Organize: você deve chamar a atenção do leitor nos primeiros três segundos de sua chegada em seu blog. Se eles passam os três segundo navegando por fotos, vídeos e anúncios para encontrar o seu post mais recente, eles podem não voltar e ficar frustrados.

Mantenha a aparência do seu blog simples e dinâmica.

Atualize: tenha sempre uma postagem recente. Se estiver de férias, deixe mensagens prontas ou avise que passará por um intervalo.

Dê manutenção: mantenha todas as fotos e vídeos para o seu blog em uma pasta. Uma vez por mês, reveja seus tópicos e subtópicos e faça as mudanças necessárias.

Um comentário:

  1. Michelle, parabéns pelo blog!! Adorei as dicas desta postagem e fiquei encantada com o post do Abraço Materno! Sucesso! Beijos Erika

    ResponderExcluir