quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Fernanda veste os corpos e a imaginação das crianças

Fernanda com a filha, Ana Luiza (8).

Fernanda Thiele é sócia fundadora da Tchunga Marepunga, empresa de vestuário infantil divertido. Sim. Não basta apenas fabricar roupas e vestir os corpos. É preciso vestir também a imaginação dos baixinhos. “Lidamos com roupas inspiradas no imaginário infantil. Transformamos as crianças em seu herói ou princesa favoritos, com tecidos super confortáveis, acabamento bacana e muito carinho em cada peça que produzimos!”, explica a empreendedora e mãe de Ana Luiza (8) e Theo (3).

A decisão de empreender veio forte com o segundo filho, ainda que já com a estréia na maternidade, o desejo de querer ficar com a filha e também trabalhar tenham a movido a pensar em mudanças. “Essa decisão é bem difícil. Queria trabalhar e não queria ao mesmo tempo. Queria ficar com ela e precisava do trabalho, tanto por uma questão financeira, como também de orgulho. Não dava pra não trabalhar”, relembra.

Ela explica que a maternidade empreendedora não é um mar de rosas. Tem todo um lado positivo, de poder acompanhar mais e melhor a vida dos pequenos, mas um lado muito difícil, especialmente para as mães que trabalham em escritórios domésticos (ou home offices). “A gente precisa impor limites, fechar a porta e dizer: “agora a mamãe vai trabalhar” e deixar a criança chorando sem culpa”, exemplifica.

Para ela, empreender sendo mãe, além de força para este tipo de atitude requer um grau de autoconhecimento, porque é preciso descobrir seu talento. “Seja o de criar, de falar, de lidar com números, com pessoas, com animais, não importa... é preciso descobrir um talento e acreditar nele”, diz.

E para os curiosos, o que significa Tchunga Marepunga? Fernanda explica: “é um trava línguas que eu aprendi quando estava na casa dos nove anos mais ou menos... nunca mais esqueci a letra. Minha filha vivia pedindo pra eu cantar a musica pra ela e suas amiguinhas... quando pensamos no nosso negócio não tive dúvidas: TCHUNGA MAREPUNGA! Acho esse nome divertido, simpático e tem uma história por trás”.

Leia a entrevista de Fernanda na íntegra para saber um pouco mais da sua história.

Fernanda e outras mães fazem parte da nossa campanha “Contrate uma mãe empreendedora”. Visite nosso banco de dados e veja quantas profissionais mães estão conciliando a maternidade com a carreira e fazendo um mundo melhor! Fernanda e a Tchunga Marepunga também fazem parte da Cia das Mães.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
Fernanda Thiele: A Tchunga Marepunga é um projeto que nasceu junto com a maternidade. Antes dela, eu trabalhava em uma empresa sólida, respeitada, cumpria horários, regras e até que era feliz, até nascer minha primeira filha Ana Luiza, hoje com oito anos de idade. Daí pra frente, já não ficava mais tão feliz de passar tantas horas do dia longe dela, de perder momentos marcantes de sua vida, mas era aquilo: cadê a coragem de mudar e tomar um novo rumo? E que rumo?
Essa decisão é bem difícil. Queria trabalhar e não queria ao mesmo tempo. Queria ficar com ela e precisava do trabalho, tanto por uma questão financeira, como também de orgulho. Não dava pra não trabalhar.
A Tchunga Marepunga começou mesmo em 2008, como moda infantil delivery. Queríamos resolver o problema de muitas mamães que acabam de ter filho ou que vivem uma vida pra lá de turbulenta, sem tempo de comprar roupinhas pra seus filhos. Então criamos um sistema delivery, que foi por um tempo, muito legal. Acabava tendo um contato muito próximo de minhas clientes. Elas solicitavam uma malinha e nós colocávamos todos os modelos disponíveis e mandávamos pra casa das clientes, elas escolhiam, deixavam o pagamento dentro da malinha e nós retirávamos. Foi uma época muito legal mesmo!
Depois, o orçamento para manter esse tipo de serviço em uma cidade deste tamanho [São Paulo] já não compensava. Foi aí que decidimos - meu marido e sócio e eu -  mudar o foco do negócio, fazendo roupinhas divertidas para os pequenos, Aí a coisa funcionou e funciona muito bem! Lidamos com roupas inspiradas no imaginário infantil. Transformamos eles em seu herói ou princesa favoritos, com tecidos super confortáveis, acabamento bacana e muito carinho em cada peça que produzimos!

Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
A maior facilidade de empreender sendo mãe é na verdade a maior felicidade de poder estar junto de meus dois pequenos. Tenho também o Theo, de três anos, que nasceu junto com o negócio. Não existe trabalho fácil, mas consigo dar conta de trabalhar num home office, vestir as crianças pra escola, acompanhar lição de casa essas coisas que não são tão simples quando se trabalha pra terceiros. Não é um mar de rosas também. A gente precisa impor limites, fechar a porta e dizer: “agora a mamãe vai trabalhar” e deixar a criança chorando sem culpa. Essas coisas...

O que é empreendedorismo materno para você?
Pra mim, empreendedorismo materno é o que move e inspira muitas mulheres a descobrir talentos pós-maternidade. Acho que é um poder de ser independente sendo mãe. Ter seu próprio negócio, com a sua cara, sem deixar de ser mãe em “tempo integral”.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Por amor a seus filhotes.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho super positivo!

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Quem sou eu pra dar dicas? [risos]. Acho que a maior dica de todas é tentar descobrir seu talento. Seja o de criar, de falar, de lidar com números, com pessoas, com animais, não importa, descobrir um talento e acreditar nele. Acreditar em si e mergulhar num negócio próprio. Com cautela, pisando devagar pra não avançar rápido demais.
Acho que o nome é muito importante também porque identifica muito quem você é.
Tchunga Marepunga é um trava línguas que eu aprendi quando estava na casa dos nove anos mais ou menos... nunca mais esqueci a letra. Minha filha vivia pedindo pra eu cantar a musica pra ela e suas amiguinhas... quando pensamos no nosso negócio não tive dúvidas: TCHUNGA MAREPUNGA! Acho esse nome divertido, simpático e tem uma história por trás.

Gostou do trabalho da Fernanda?
Entre em contato com ela!
nanda@tchungamarepunga.com.br
(11) 3459-0058 / (11) 8783-6800 

Um comentário:

  1. Fernanda, ameeeei essa sua iniciativa,sou mãe empreendedora tbém, e tenho uma história linda pra partilhar com vcs em breve;e a palavra certa é a que vc menciona: por amor aos filhos(tenho um casal)...pode deixar que vou mandar minha história no teu e-mail...bjsss...são essas histórias que nos fazem seguir com o que Deus nos deu e capacitou como porção!!!bjssss

    ResponderExcluir