quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Dani recriou a vida com a maternidade

Dani com o filho, Davi
A carreira de mãe empreendedora de Dani Garcia começou meio por acaso. Ela fez um tapete puff pro filho Davi (2 anos e meio) e as coisas começaram a acontecer.“Após ter organizado e confeccionado festas infantis para familiares e amigos, as encomendas começaram a aparecer, e - sem perceber - já havia me tornado uma crafter, personalizando cada festinha de acordo com seu tema, trazendo novidades como brigadeiro no tubo, marmitinhas, convites diferentes e totalmente artesanais”.

Hoje, Dani administra a Recriando com Dani Garcia. No atelier, ela costura, trabalha com patchwork, faz enxovais de bebês personalizados, jogos de cozinha, bolsas e mimos em geral.

Apesar de virar uma empreendedora “por acaso”, ela afirma que esta vida foi a que possibilitou a maternidade na qual acredita. “A vida da mãe moderna não nos permite mais sermos somente donas de casa e mães... a sociedade impõe que as mulheres sejam modernas, e isso hoje em dia parece sinônimo de mães trabalhando na rua e filhos em escolinhas ou com babás. E essa realidade não servia para mim”, diz.

Para ela, empreender foi não apenas uma saída, mas um modo de conciliar paixão pelo que faz e cuidado com seu filho. Justamente por isso, é tão complicado. “Ser empreendedora é querer trabalhar 24 horas, mesmo que isso não seja tão bom para o restante da família”, alerta.

Para Dani, há sempre um longo caminho diante de uma mãe empreendedora, além de trabalhar e cuidar dos filhos, “temos que conquistar nosso espaço, lutar por nossos direitos e acabar com o preconceito”, diz.

Confira a entrevista que Dani concedeu ao nosso blog. Ela integra o nosso banco de mães empreendedoras e é membra da equipe do Recanto das mamães blogueiras.

Blog EM: Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é?
Dani Garcia: O Recriando é um sonho tornado-se realidade a cada dia... No meu atelier, eu costuro, trabalho com patchwork, faço enxovais de bebês personalizados, de acordo com o gosto da mãe, faço jogos de cozinha, bolsas e mimos em geral.

Após ter organizado e confeccionado festas infantis para familiares e amigos, as encomendas começaram a aparecer, e - sem perceber - já havia me tornado uma crafter, personalizando cada festinha de acordo com seu tema, trazendo novidades como brigadeiro no tubo, marmitinhas, convites diferentes e totalmente artesanais.

Através do meu atelier, pude ficar em casa para cuidar do meu filhote Davi. A necessidade de acompanhar cada etapa da vida dele não me deixava me ausentar para trabalhar fora.

A vida da mãe moderna não nos permite mais sermos somente donas de casa e mães... a sociedade impõe que as mulheres sejam modernas, e isso hoje dia parece sinônimo de mães trabalhando na rua e filhos em escolinhas ou com babás. E essa realidade não servia para mim. Os trabalhos manuais, que eram minha terapia, acabaram me proporcionando essa nova identidade e realidade empreendedora.

Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Comecei só querendo fazer um tapetinho puff pro Davi. Pesquisei muito em revistas e na internet, pedi ajuda, mas as pessoas do ramo não estavam interessadas em ensinar muita coisa.... Mas acabei achando alguns PAP (passo a passo) e confeccionei meu primeiro tapete puff...

A partir daí as encomendas foram aparecendo, resolvi ir divulgando no blog do Davi, e assim criei mais um blog e a Recriando. Hoje, já tenho uma loja no Elo 7, que facilita muito minhas vendas pelo Brasil todo.

Quais as facilidades e as dificuldades de empreender sendo mãe?
A facilidade é ficar em casa, ter tudo sob o meu controle, e acompanhar de perto o Davi.
A dificuldade do Mom office é muitas vezes costurar com um gurizinho no meio das minhas pernas.... é as vezes não ter como separar a casa e o filho do trabalho, e mesmo quando tenho uma encomenda grande, ter que parar varias vezes para atender o Davi. É muitas vezes ficar tentada a limpar a casa, ao ir pro atelier. É querer trabalhar 24 horas, mesmo que isso não seja tão bom para o restante da família.

O que é empreendedorismo materno para você?
Pra mim, é tornar-me ativa no mercado, é fazer parte das mulheres que trabalham e ganham seu sustento, poder mostrar como um sonho pode tornar-se realidade sem ter que abandonar meu filho e minha casa.

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Estamos numa nova época, onde mães querem ser mães, querem cuidar de seus filhos pessoalmente, mas não podemos nos dar ao luxo de parar de trabalhar. E esse novo formato de trabalho nos proporciona isso.

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Muito positivo, mães ativas, mães profissionais, mães presentes na vida de seus filhos: isso no futuro mostrará o quanto é positivo.

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
Com certeza: menos combustível, menos poluição, menos stress.

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Toda mãe que sonha em ser empreendedora tem que lutar por seu sonho. No começo, pode não ser tão fácil: muitas barreiras, muitos preconceitos. Mas nós mulheres temos esse poder de vencer tudo.

Gostou do trabalho da Dani?
Entre em contato com ela!
Telefone: (67) 3427-6743 begin_of_the_skype_highlighting            (67) 3427-6743      end_of_the_skype_highlighting

10 comentários:

  1. adoreiiiiiiiiiiiiiiii, obrigada pela oportunidadeeeee
    bjao

    ResponderExcluir
  2. A Dani é um exemplo de mãe, de garra e força de vontade, nos conhecemos através de uma comunidade do Orkut para gestantes de BSB (qdo ela ainda morava aqui), foi uma das surpresas que a vida me trouxe, essa amiga linda, determinada e que me deixa saudades!

    Depois que ví as coisinhas dela passei a divulgar o meu trabalho tb através de blog!
    http://trakinasartedesign.blogspot.com/

    Dani, vc merece isso e muito mais!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigaaa!adorei a entrevista!
    arrasou!rsrs
    beeijos!

    ResponderExcluir
  4. Conheci essa menina há mais de 13 anos atrás. Desde lá era notável sua capacidade de adaptação e criatividade para se adequar e superar os desafios que sua vida lhe propunha.
    Sei que ela sempre teve o desejo de ser mãe, e depois de algum tempo ela inclusive estabeleceu um prazo para tal benção ocorrer e conseguiu.
    Acompanhei seus passos de menina, mulher até virar mãe, sem deixar de ser mulher e menina.
    Falo que ela não deixou de ser menina e mulher, porque a Dani deixa estampado em seu brilho no olho quando está no atelier, o prazer que sente em fazer todas aqueles belezas e ainda sim estar do ladinho do Davi, acompanhando todos os seus passos.
    Outro aspecto importante de comentar é o prazer e a capacidade de visão que a Dani tem, ao ficar imaginando o que seu cliente/amigo vai pensar e como vai desfrutar quando receber seu produto.
    Às vezes sou seu consultor de preços. Fico pensativo por vários minutos e chego a conclusão que vendo da forma que ela faz e se entrega para o seu trabalho, aquilo tudo não tem preço. O valor é simbólico. O fato de ela ter feito já pagou seu trabalho, se é que podem me entender.
    Obviamente existem ainda pessoas que criticam seu modo de ser mãe, mas para estes, por favor, cuidem de seus filhos, se possível, pois são o futuro do mundo.
    Sim, este mesmo mundo que diariamente chora com os absurdos e crueldades que vemos.
    Sim, mas este mesmo mundo que ainda vemos pessoas como a Daniela.
    Por um capricho da natureza, daqueles caprichos que levarei muitas horas para explicar para vocês, sou marido dessa super mulher mamãe.
    Obrigado a todos aqueles que gostam do trabalho da minha esposa e que curtem o estilo de vida que ela leva.
    Tenho certeza que esse mundo precisa de amor, e que isso a Dani dá e muito para o nosso Davi e que sirva de exemplo para muitos.

    ResponderExcluir
  5. eitaaaa, mas assim eu choro... amooooooooo

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Dani... vc merece!!! Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Dani! Sempre em frente amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Dani querida, parabéns!
    Você é uma pessoa incrível.
    Te admiro e desejo que você continue sendo essa super mulher.
    Beijos e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Adorei esse blog. Tmb sou uma mãe empreendedora. Bjão.

    www.adoceriadatathy.com.br

    ResponderExcluir
  10. Dani! Parabéns!
    Me identifiquei demais com sua história.

    Delícia de entrevista e postagem.

    Abraço de uma mãe empreendedora!
    Renata

    ResponderExcluir