quarta-feira, 26 de junho de 2013

A maternidade e o encontro de Camila com o que é natural e faz bem

Camila largou a estabilidade e as possibilidades de ascensão profissional em uma multinacional pelas incertezas e delícias da maternidade. A pequena Marina, de 11 meses, é a responsável por esta virada.

Técnica em Plásticos, Engenheira Química formada pela Escola de Engenharia MAUÁ e com uma trajetória de mais de 10 anos no mercado em área automobilística e química, sempre atuando em área técnica e comercial, Camila resolveu voltar a vida para o bem e preparar a sua vida para ser mãe, de forma a poder se dedicar à maternidade com qualidade, o que não seria possível com a vida corrida de executiva que levava! “Troquei viagens internacionais e ascensão profissional por trocas de fraldas e sorrisos com muito amor de nossa princesa”, diz.

Assim, nasceu a Tutto Natural, loja voltada para o bem estar familiar, comercializando principalmente produtos orgânicos, desde Hortifruti até frangos, ovos e laticínios orgânicos. “Uma loja com conceito totalmente familiar, onde o principal foco é comercializar produtos saudáveis, criando um ambiente em que a pessoa além de saber que esta comprando o melhor para sua família e não impactando o meio ambiente se sinta em casa, entre amigos que sempre possa contar!”, explica Camila.

Em entrevista ao nosso blog, ela conta sua história e dá dicas preciosas a outras mães e futuras mães. E deixa um recado: “A maternidade é algo inexplicável, lindo e mágico... todos os esforços valerão a pena para prover uma vida melhor para seus filhos, aumentando seu vinculo com eles pela sua proximidade e disponibilidade! Isto certamente será refletido no futuro deles, gerando crianças mais felizes, autoconfiantes, que sabem que podem contar com a família, seu porto seguro!”.

Leia e íntegra da entrevista abaixo. 


Ficha da empreendedora
Seu nome: CAMILA CORDIOLI BRAGHETTO OBST
Nome e idade do(s) filho(s): MARINA BRAGHETTO OBST, 11 MESES DE PURA ENERGIA E FELICIDADE
Nome da empresa e/ou atividade: TUTTO NATURAL - COMERCIO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
Telefone: 11 98144-7809 / 11 4425-2669

Conte um pouco sobre a sua iniciativa: o que é? Como funciona?
A iniciativa é prover as pessoas alimentos saudáveis a seus familiares, como se fosse servir a minha própria família. Sou integrante da Igreja Messiânica onde temos como uma das colunas de salvação a alimentação natural. Sabendo da importância disto e já com o intuito de abrir meu próprio negócio, casei as duas coisas. Então depois de muita busca e mais de dois anos de planejamento, com grande apoio e incentivo de meu maridão e família, abrimos a TUTTO NATURAL em 29 de maio de 2010!
Hoje a loja ja com 3 anos no mercado conta com parceiros, tanto funcionário, fornecedores quanto clientes, que apoiam e incentivam nossa causa. 
Como era seu trabalho antes e como é agora? Você realizou o que queria quando resolveu empreender?
Focando no meu último emprego, eu era Gerente de Contas Chaves de uma Multinacional Alemã. A empresa se localiza em Jandira (km 32 da Castelo Branco!!) e um dos principais clientes que atendia fica no Rio Grande do Sul...imaginem então minha rotina diária. Chegar em casa antes das 21:00 era raro. Chegava a levar três horas para voltar para casa em vésperas de feriado. Sempre me questionava como conseguiria constituir uma família com esta realidade.
Como sempre fui muito "apressadinha" em meu desenvolvimento profissional, antes dos 30 anos já tinha chegado onde sempre havia almejado, uma posição de Gerência em uma Multinacional. Com o objetivo atingido, largar tudo para me dedicar ao meu negócio e a minha família foi de certa forma menos complicado. 
Quais as facilidades e dificuldades de empreender sendo mãe?
Hoje com nossa pequena com 9 meses, posso dizer que estive e estarei presente em todos os momentos especiais de sua vida, sou mãe integral e dedicada...se esta doentinha posso ficar com ela, se esta em um soninho gostoso não preciso acordá-la apressada devido a horário, e o principal, pude prover amamentação exclusiva com livre demanda até os 6 meses, o que seria impossível trabalhando em empresa!!!
Se você conseguir se planejar direitinho, em nada afetará o desempenho profissional em seu negócio, conseguindo ser uma super mãezona em casa e também uma ótima gestora!

Qual o lado bom e o lado ruim?
O difícil foi aprender a me adaptar a um salário 6 vezes menor do que ganhava, sendo que no começo não tirava nada!!! Para mim também foi difícil me adaptar a gestão do lar porque antes tinha empregada quase todos os dias...
Mas hoje, com estes "detalhes" superados, consigo valorizar e agradecer muito mais o que ganho com a loja, mesmo sendo muito menos, pelos momentos que posso usufruir com minha família e tendo um negócio sustentável que leva saúde a muitas outras famílias. 

O que é empreendedorismo materno para você?
Para mim o empreendedorismo materno é conseguir gerir meu próprio negócio, mantendo minha satisfação profissional e convivendo com pessoas interessantes, com um paralelo familiar saudável e muito próximo.  

Em sua opinião, por que as mães optam por este formato de trabalho?
Esta opção é uma maneira de não ficar uma dona de casa integral e absoluta, mas sim, conseguir manter-se ativa profissionalmente e ainda ter tempo para ser uma super mãezona.
Mas, se isto não for bem planejado tudo pode ser pior, pois a gestão do negócio é infinita e se não estabelecer uma rotina você vai ter menos tempo ainda! 

Você acha este fenômeno algo positivo ou negativo para a vida das mulheres?
Acho não só positivo para a vida da mulher, mas também para suas famílias e para o país também pois, a micro empresa é um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento do país!

É um modo sustentável de conciliar carreira e maternidade?
É uma maneira de não termos que escolher ou uma coisa ou outra...

Que dica daria a quem quer se tornar uma mãe empreendedora?
Planeje tudo direitinho! Ter um negócio próprio não é fácil e especialmente no começo vai dar muito trabalho e pouco lucro!
Isto faz com que muitas pessoas desistam logo no primeiro ano. Por isso vale a pena dedicar pelo menos um ano planejando tudo antes de dar uma reviravolta na vida!
Faça tudo de coração, abre um negócio de que goste. Enfrentar todas as dificuldades fazendo algo que não gostar certamente pesará muito para o insucesso de seus planos.



Um comentário: