terça-feira, 16 de abril de 2013

Espaços de mães empreendedoras acolhem gestantes, mães e famílias


Quando nasce um bebê, nasce uma família. Nascem pais e mães que também precisam de cuidados especiais. Partindo desta ideia, espaços de cuidado e bem estar cuidam de gestantes e acolhem pais e mães oferecendo informações, atividades, atendimentos, produtos e serviços  para quem entra no mundo novo da maternidade, da paternidade e da família.

Não por coincidência, estes espaços são criados e geridos por mães empreendedoras. Ou ainda contam com a colaboração delas para existir e oferecer atividades. Em São Paulo, são espaços assim o Bem Gerar (Sorocaba), o GAMA (capital), o Espaço Nascente (capital) e a Casita (Santo Andre), além do Alegrias de Quintal (capital).

O Alegrias de Quintal foi idealizado e é gerido por Marina Bitelman. O espaço tem como objetivo “acolher e reunir mulheres, mães e gestantes para conversar sobre a maternidade, a gravidez, seus bebês, a relação do casal e outros assuntos importantes. Os encontros semanais são realizados com uma técnica especial que propicia o compartilhar de experiências e sentimentos, permitindo que seja criado um ambiente de confiança e trocas significativas entre as participantes. É um espaço criado para a mulher se expressar com liberdade e respeito”.

“No Alegrias de Quintal, todas as colaboradoras, funcionárias e gestoras são mães. Isso aconteceu naturalmente, pois mulheres bacanas que são mães e têm toda sintonia com a proposta de ser um espaço que acolhe e também que busca fortalecer, apoiar as mulheres que são mães. Elas compreendem melhor o que as participantes estão vivenciando e participam também, não são somente colaboradoras”, afirma Marina. Ela conta que assim, para além do conhecimento técnico, cada uma traz seu depoimento, o que tem funcionado para seu bebê/filho, o que não ajudou. “Os laços entre todas se fortalecem muito com isso. Os encontros são deliciosos! Adoro essa rede materna”, diz.

O Bem Gerar, em Sorocaba, foi idealizado por Carla Arruda. Trata-se de “um grupo de profissionais que acredita que a gestação, parto e maternidade são experiências transformadoras e que podem ser vivenciadas  de forma consciente, ativa e natural. Para isso, tem como missão atender de forma holística e humanizada as necessidades das gestantes, mães, bebês e famílias através de acolhimento, informação e prestação de serviços. Um grupo de mães, amigas e profissionais que se lançou no empreendedorismo materno com força e profissionalismo”.

Já a Casita, em Santo André nasceu da experiência de maternidade de Carla Capuano. “Convivência é o nosso dia a dia. Através das atividades na Casita, mães, filhos, pais e familiares convivem sentindo-se verdadeiramente em casa. A decoração, móveis, brinquedos e plantas têm sua história, como em casa”, informa Carla em seu blog.

Já o Espaço Nascente foi idealizado pelo pediatra Carlos Edurado Correa, o Cacá, mas a sua equipe conta com um time de mães empreendedoras. “O Espaço Nascente é um ambiente de acolhimento e reflexão. Nosso objetivo é dar atenção e oferecer acolhimento a estas novas vidas, promovendo uma reflexão sobre este momento tão especial, mas também promovendo atividades para todas as vidas envolvidas nele. Nossa missão é uma busca permanente por informar, acolher e compreender cuidadores de bebês e crianças, promovendo a infância, a maternidade, a paternidade e o cuidado de forma divertida e prazerosa”, informa o blog do espaço.

Por sua vez, o GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa tem na direção Ana Cristina Duarte e Angelina Pita e também conta com a colaboração de outras mães e profissionais como as doulas. Sua missão é “promover uma atitude positiva, ativa e consciente em relação à maternidade”. E seus objetivos são “fornecer - a gestantes e profissionais - produtos e serviços de alta qualidade, que ajudem a promover uma atitude saudável e consciente em relação ao ciclo da gestação, parto e pós-parto”.

Estes são alguns espaços de mães empreendedoras, para mães empreendedoras e por mães empreendedoras. Se você conhece alguma outra experiência como estas, escreva pra nós e conte estas histórias. O blog é um espaço aberto para divulgação do trabalho e da experiência de mães empreendedoras.

Leia entrevistas e histórias relacionadas publicadas aqui no blog:

Entrevista com Marina Bitelman
Entrevista com Carla Arruda
Entrevista com Carla Capuano


Nenhum comentário:

Postar um comentário